-

Bluetooth -> Dúvidas

Opiniões, músicas, vídeos e outros assuntos

Bluetooth -> Dúvidas

Mensagempor Raquel, » 25 Fev 2009 02:31

Comprei um Iphone ontem e gostaria de saber pra que serve esse Bluetooth, se é como os outros celulares que pode compartilhar arquivos de celular pra celular... Enfim, as funções do Bluetooth do Iphone, como 'adquiro', o que devo fazer pra usá-lo, se é um aplicativo... Sei lá, hehe. Vocês, por favor, poderiam me explicar com mínimos detalhes? EU NÃO ENTENDO NADA DISSO :shock: Obrigada desde já ;)
Raquel,

Data de registro: 25 Fev 2009 01:47

Pontos de agradecimentos:

0

Google

Re: Bluetooth -> Dúvidas

Mensagempor lacativa » 25 Fev 2009 07:59

Eu tô repetindo um post antigo que eu já coloquei aqui. Dá uma procurada pelo forum que tem muita coisa sobre o assunto...

Deixa eu dar uma revisada sobre o bluetooth do iphone, que eu estou vendo que tem muita gente com dúvida sobre isso.

Há vários protocolos para o bluetooth. Um é sobre transmissão de dados, outro para transmissão de sons, outros para ser possível manusear dados de outro aparelho, etc...

Atualmente o protocolo mais moderno é o 2.0 EDR. Ele permite a transmissão de som em estéreo (A2DP), transmissão de dados e controle de um aparelho sobre outro (AVRCP) - mudar a música usando o botão do fone de ouvido, ou desligar a chamada, por exemplo.

Acontece que o bluetooth do iphone ele vem com bloqueio, além de ser um protocolo inferior ao que há de mais moderno.

Esse bloqueio impede a transmissão de dados. Assim, fica impossível transferir arquivos em geral pelo bluetooth - e é por isso que somos obrigados a usar o Wi-Fi para isso através de programas como o WinSCP. Há alguns grupos que estão tentando tirar esse bloqueio, mas o que tudo indica, é algo bem mais complexo do que parece, e não deve ser nada para as próximas semanas.

Quanto à inferioridade da plataforma do bluetooth, isso dependo do chipset e do hardware. Ou seja, não tem jeito, só esperando que saia uma terceira geração do Iphone com a plataforma de bluetooth mais atual. Isso significa que transmitir músicas via bluetooth para um fone de ouvido ou um gateway para o som do seu carro ou de casa mesmo é impossível.

A questão do stereo ou não tá confundindo muito as pessoas. As músicas saem do aparelinho pelos fones de ouvido em stereo. É só conferir no plug do fone de ouvido que tem dois risquinhos - quando só tem um, a transmissão fica em mono.

Mas transmitir a música via bluetooth, sem necessidade de fios, isso é impossível para o iphone, simplesmente porque não tem a tecnologia A2DP. Então ele não transfere de forma nenhuma, nem em mono, nem em estéreo dessa forma.

Essa dúvida apareceu quando viram que os fones bluetooth funcionavam para chamadas, mas não para ouvir músicas. Isso é porque são plataformas diferentes - uma para transmissão de mono, e outra para transmissão de stereo. E lembrando que estamos falando de bluetooth, ou seja, tecnologia sem fio. Com fio, é óbvio que o aparelho transmite em estéreo.

Há um adaptador, vendido por algumas marcas que produzem acessórios para celulares como motorola, jabra e sony ericsson, que desevolveram um pequeno dispositivo que se adaptada ao iphone, e o torna possível de transmitir música por via bluetooth para um fone/gateway, desde que esse também possua tecnologia A2DP. Esses adaptadores são facilmente achados no ebay e no mercado livre, e funcionam bem. Com eles vc poderá ouvir o som do seu iphone no radio do carro ou em um fone bluetooth sem necessidade de fios, mas lembre-se - o receptor (rádio do carro ou fone de ouvido) deve ter a tecnologia A2DP para funcionar.

Quem quer saber se o seu fone de ouvido ou rádio tem essa tecnologia, basta consutar esse site aqui: http://www.robertwebbe.nl/A2DP.html

Espero ter respondido várias dúvidas sobre o bluetooth do iphone.

Abs a todos
lacativa
Expert
Expert

Data de registro: 25 Dez 2007 09:00

26

Re: Bluetooth -> Dúvidas

Mensagempor Ramused » 25 Fev 2009 18:33

mas tipo o iphone tem A2DP e esta bloqueado ou ele realmente nao tem essa tecnologia?
Ramused
Expert
Expert

Data de registro: 13 Fev 2008 17:43

2

Modelo: iPhone 3G 16Gb Branco

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 3.0
Bootloader: 5.8
Operadora: Oi
Acessórios: s9