-

[TUTORIAL] Boot novo? Boot antigo? iCaramba! Que é isso???

Tire suas dúvidas sobre o desbloqueio do iPhone, atualizações e destravamento para aplicativos - o Jailbreak

[TUTORIAL] Boot novo? Boot antigo? iCaramba! Que é isso???

Mensagempor ddbddbddb » 08 Jul 2010 22:50

Ultimamente tenho visto muita gente sofrer para saber a versão do Bootrom de seus aparelhos. Inclusive pessoas que nem sabem por que isso é importante.

Basicamente iBoot ou Bootrom é o conjunto de hardware e rotinas que é acionado quando se restaura ou atualiza o iPhone/iPod pelo iTunes. Ele se certifica que a versão de Firmware (ou iOS) que está se instalando é legítima, e igual ou maior que a que está instalada no aparelho. É uma peça de hardware, read-only, portanto não pode ser alterada por software após instalada na placa.

Por volta do último quadrimestre de 2009 a Apple consertou a vulnerabilidade “24kpwn” que abria a brecha para que os aparelhos aceitassem iOSs jailbroken e a hacktivação dos aparelhos (ativar o aparelho sem o SIM original). Portanto qualquer iPhone 3G[s] fabricado por volta de Novembro de 2009 carrega o novo iBoot. Por esta razão estes aparelhos, mais os iPod Touch 2G (Modelos MC) e iPod Touch 3G tiveram seus Jailbreak no 3.1.2 tethered, ou temporários. Isto é, o aparelho perdia funcionalidade quando a bateria se acabava ou tinha que ser reinicializado por qualquer motivo. Era necessário se conectar a um computador para se inicializar o aparelho.

Portanto conhecer a versão do Bootrom de seu iPhone 3G[s] ou iPod Touch é importante para saber se é possível fazer o Jailbreak no seu aparelho e que método de Jailbreak pode-se usar.

Então vamos lá. Abaixo listarei algumas opções de procedimento para saber o iBoot de seus aparelhos.

iPod Touch 3G:
Todos aparelhos tem boot novo. Fim de papo.

iPod Touch 2G:
Verifique o modelo do aparelho. Se este se iniciar com MC, o Boot é novo.
Esta regra têm sido erroneamente aplicada ao iPhone 3G[s]. Ela serve para o iPod Touch 2G SOMENTE.

iPhone 3G[s]

Para começar, vou reforçar: há pessoas preocupadas em descobrir se o modelo do iPhone é MC ou MB. Isto é IRRELEVANTE. Esta regra SÓ SERVE PARA iPOD TOUCH.

Para o 3G[s] há vários procedimentos. Sugiro iniciar do 1 e ir em diante caso haja problemas em se determinar com certeza a versão do iBoot.

Procedimento 1: Aproximação por número de série. (80% de certeza)

1-Verifique o número de série do aparelho. Está em Ajustes>Geral>Sobre. normalmente logo abaixo de “Operadora”. Também está presente na caixa do iPhone e na tela de Sumário do iTunes quando o iPhone está conectado.
2- O que interessa são o terceiro, quarto e quinto dígitos. O terceiro dígito precisa ser igual a 9 – este é o ano de fabricação do iPhone. Se for 0, significa que foi fabricado em 2010, portanto indiscutivelmente boot novo.
O quarto e o quinto precisam formar um número igual ou menor a 40 – esta é a semana de fabricação do iPhone. Semana 40 significa Outubro de 2009. Entre as semanas 40 e 47 há uma mistura de aparelhos com boot novos e antigos. Como se trata de um componente físico é natural que os estoques antigos tivessem sido usados até o final. Por isso se trata de uma aproximação.

Exemplo: Um 3G[s] com numero de série:
86938 -> boot antigo, com certeza
88939 -> boot antigo, com certeza
86940 -> boot antigo, quase certeza
87945 -> boot novo, talvez
89948 -> boot novo, quase certeza
88001 -> boot novo, com certeza

Imagem

Só para satisfazer a curiosidade, os dois primeiros dígitos, que tipicamente começam com 8, são os códigos das fábricas do iPhone.

Naturalmente os aparelhos que são comprados lacrados recentemente (nos últimos meses - estamos em Julho agora) vêm com iboot novo independentemente do número de série. Os aparelhos fabricados até Novembro de 2009 fazem parte dos lotes iniciais, e à medida que o tempo passa, se tornam minoria na população de iPhones no mundo. Atualmente a TIM está começando a comercializar iPhones Refurbished (aparelhos que foram devolvidos por defeito, consertados ou recondicionados pela fábrica, e retornados ao mercado como novos). Estes aparelhos mantêm o número de série, e podem apresentar os números antigos, menores que 40, mas
poderão ter o boot novo. Juntada à incerteza de versão de boot nas semanas que orbitam a Semana 40 de 2009, justificam a probabilidade de 80% de certeza deste processo.

Procedimento 2: iDetector (80% de certeza)

1-Vá até o site do grupo de hackers iH8sn0w e baixe o iDetector for Windows
2-Coloque seu iPhone em modo DFU* e conecte-o ao PC. Abra o iDetector e pressione o botão.
3-Em alguns segundos uma janela se abrirá com o resultado: New bootrom ou old bootrom.
Em aguns casos o iPhone não é detectado em modo DFU. Neste caso tente o modo de Restauro Simples**.
Se o resultado for suspeito por alguma razão, (ex: contradição com procedimento 1) passe ao próximo procedimento. Esta imprecisão do programa é a razão de atribuição dos 80% de confiabilidade)

Imagem

Procedimento 3a: Verificação visual, Macintosh (100% de certeza)
Este é o processo mais claro e definitivo de todos. Trata-se da verificação visual da versão do iBoot. O iBoot antigo é o 359.3 ou menor. Se for 359.3.2 ou qualquer coisa maior é boot novo.

1- Coloque seu iPhone no modo DFU*.
2- Abra o System Profiler e vá até: Harwware -> USB (O menu da esquerda)
3- No topo, no painel “USB Device Tree” clique em “Apple Mobile Device (DFU Mode)”
4- Ao selecionar a janela logo abaixo mostrará as informações pertinentes do que foi selecionado acima. Sob o item Serial Number, leia toda a String e logo você encontrará a versão do Bootrom. Se for o boot antigo será 359.3. Se for o boot novo será 359.3.2 ou acima disso.

Imagem

Procedimento 3b: Verificação visual, PC (100% de certeza)
Relembrando, iBoot antigo é o 359.3 ou menor. Se for 359.3.2 ou qualquer coisa maior é boot novo.

1- Coloque seu iPhone no modo DFU*.
2- Clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador”. Selecione Propriedades > Aba Hardware > Gerenciador de Dispositivos.
3- Clique no + de Universal Serial Bus (USB) para abrir os subitens
4- Procure por “Apple Móbile Device USB Driver”. Clique com o botão direito e selecione Propriedades.
5- Vá na aba Detalhes e procure por Device Instance ID
6- Olhe a string inteira. Dentro dela você poderá encontrar a versão do iBoot entre colchetes, normalmente expressa como [IBOOT-359-3]

Imagem

Em alguns micros XP este método pode não funcionar. Não perguntem o porquê.

Para isso existe mais um procedimento que normalmente não falha:

Procedimento 3c: Verificação visual, PC (100% de certeza)

1- Baixe o USBView
2- Coloque o iPhone em DFU*
3- Abra o USBView
4- Sob “Options” habilite a opção “config descriptors”
5- Aperte F5 para atualizar as informações.
6- Role a lista e clique em “Apple Recovery DFU (iBoot) USB drive” ou algo parecido.
7- Logo abaixo de iSerial Number haverá uma string longa. Role-a horizontalmente caso ela não apareça inteira. Ao final dela a versão deverá aparecer entre colchetes, [IBOOT-359-3]

Imagem

E reforçando mais uma vez, iBoot antigo é o 359.3 ou menor. Se for 359.3.2 ou qualquer coisa maior é boot novo. E essa história de modelo MC/MB é para iPod Touch APENAS. NÃO FUNCIONA PARA O iPHONE 3G[s]

Espero que isso esclareça um pouco as coisas.
Um abs
Eduardo

*Para colocar o iPhone em DFU: Conecte o iPhone no micro. Feche o iTunes se este se abrir. Desligue-o pressionando Power e deslizando a barra vermelha “Desligar”. Quando estiver apagado, pressione e segure simultaneamente Power+Home (O botão de liga/desliga e o botão redondo na frente do iPhone) por cerca de 7 segundos. Depois solte Power sem soltar Home. Continue segurando home até soar o ruído de dispositivo USB encontrado ou o iTunes se abrir. A tela do iPhone estará PRETA. Se mostrar um cabo com um CD e a palavra iTunes, vc está em modo de restauro simples.
Se você tem dúvidas, há um auxiliar de DFU no Blog do iPhone
Para sair de DFU, pressione e segure Power+Home por cerca de 7 segundos.

**Para colocar o iPhone em modo de Restauro Simples: Desligue o iPhone. Quando estiver apagado, pressione e segure “Home”. Mantenha pressionado enquanto você conecta o iPhone no micro. Continue segurando o botão até o iTunes se abrir. Na tela do iPhone você verá um cabo USB com um CD e a palavra iTunes. Para sair do modo de restauro simples, basta desligar o iPhone no botão power.
Dúvidas, problemas e perguntas? Notícias de Jailbreak e Desbloqueio? Posso tentar ajudar. (Sim é de graça)
http://twitter.com/ddbddbddb
Email: e.akira@uol.com.br
ddbddbddb
Moderador
Moderador

Data de registro: 09 Mar 2008 21:08

Pontos de agradecimentos:

948

Google

Re: [TUTORIAL] Boot novo? Boot antigo? iCaramba! Que é isso???

Mensagempor DanRib » 22 Jan 2011 15:39

amanda77 escreveu:Olá meu boot é 8603..acho que é novo..ne

então.. ele é iOS 4.2.1, e nao veio desbloqueado..ai eu desbloquei..mais quando acaba a bateria ele nao liga mais..fica so na telinha da maça..

ai eu levei no tecnico ele disse que eu nao posso desliga-lo , mas se desligar eu levo lá e ele faz o boot..
mais o que ele vai fazer para liga-lo??

tem alguma soluçao?

Olá amanda77,

O desbloqueio que voce está se referindo é o JAILBREAK??? Por que se for é só voce ficar sem JAILBREAK que ele para de travar quando desligar.

O JAILBREAK no iOS 4.2.1 é TETHERED.

Abraços,

Daniel.
Se eu te ajudei, dê um clique na maozinha pra cima!!!
Faça sempre o JAILBREAK e o UNLOCK por conta própria!!!
Quer uma resposta mais rápida? Siga-me no Twitter: http://twitter.com/DanRib
DanRib
Moderador
Moderador

Data de registro: 07 Mar 2008 21:54

415

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 5.0.1
Operadora: VIVO
Sistema Operacional: Mac OS X 10.7.3 Lion

Mensagempor amanda77 » 22 Jan 2011 20:57

sim.. fiz o jailbreak e instalei alguns aplicativos..

mas se eu ficar sem jailbreak os aplicativos desaparecerão?

obrigada
amanda77
Membro
Membro

Data de registro: 22 Jan 2011 12:52

0

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Preto

Desbloqueio: Hack
Firmware: 4.2.1
Bootloader: 6.4
Operadora: ctbc
Sistema Operacional: windows xp

Mensagempor DanRib » 23 Jan 2011 08:49

amanda77 escreveu:sim.. fiz o jailbreak e instalei alguns aplicativos..

mas se eu ficar sem jailbreak os aplicativos desaparecerão?

obrigada

Olá amanda77,

Se os Apps forem PIRATAS voce não conseguirá sincronizar. Se não, funcionam direitinho.

Abraços,

Daniel.
Se eu te ajudei, dê um clique na maozinha pra cima!!!
Faça sempre o JAILBREAK e o UNLOCK por conta própria!!!
Quer uma resposta mais rápida? Siga-me no Twitter: http://twitter.com/DanRib
DanRib
Moderador
Moderador

Data de registro: 07 Mar 2008 21:54

415

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Operadora: VIVO
Sistema Operacional: Mac OS X 10.7.3 Lion

Mensagempor Lilla » 01 Jan 2012 22:47

o meu iphone nao aapreceu o tipo de boot depois do numero d serie nao!!! vi ni meu mac, como o numer q interessa no meu eh 946 vou ficar sem ter certeza se é novo ou nao =(
Lilla
Membro
Membro

Data de registro: 31 Dez 2011 11:59

0

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Branco

Firmware: 4.3.1

Google

Mensagempor Rafael85 » 02 Mar 2012 15:46

Lilla escreveu:o meu iphone nao aapreceu o tipo de boot depois do numero d serie nao!!! vi ni meu mac, como o numer q interessa no meu eh 946 vou ficar sem ter certeza se é novo ou nao =(

Usa o usbview se a descrição do iBoot não aparecer abre o iTunes, sem restaurar nada apenas abra, volte ao usbview dê um F5 e o iBoot deve aparecer.

Att,
Rafael85
Membro
Membro

Data de registro: 01 Mar 2012 17:13

0

Modelo: iPhone 4 16Gb Preto

Desbloqueio: Hack
Operadora: Oi
Sistema Operacional: Windows 7