-

cobrança indevida de internet 3G

Planos, qualidade de serviço e dados EDGE/UMTS/HSDPA das operadoras GSM brasileiras usando o iPhone

cobrança indevida de internet 3G

Mensagempor leodo51 » 15 Dez 2008 14:13

Olá amigos, tenho um iphone pós pago da Claro e veio mais de R$1.000,00 de serviçoes de internet, sendo que 95% desse uso foi com a internet Wi fi que uso aqui na empresa...reclamei com a operadora e eles insistem em dizer que eu usei esse serviço. O que posso fazer nesse caso? como provar que usei a internet aqui da empresa? eu tenho certeza que estava conectado aqui na rede wireless pois fica aquele simbolo de wi fi na tela diferente de quando usa a internet 3g (simbolo 3G).

Alguem pode me ajudar??
leodo51
Membro
Membro

Data de registro: 22 Nov 2008 12:26

Pontos de agradecimentos:

0

Google

Re: cobrança indevida de internet 3G

Mensagempor anderdann » 15 Dez 2008 15:47

Amigo,
tem que tomar cuidado com essas coisas, porque mesmo que vc esteja conectado no wifi, se por algum momento o sinal ficar fraco ele troca para o 3G ou para o Edge, sem vc perceber, o certo é desabilitar o serviço a fim de evitar esse tipo de cobrança. Não sei como vc pode provar que realmente utilizou o wifi, diante disso que acabei de lhe explicar!

[]s
Te ajudei? Aperta a mãozinha ao lado -----------------------------------> "Polegar para cima"!!
anderdann
Expert
Expert

Data de registro: 18 Fev 2008 10:46

118

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 5.0.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: Mac OSx Leopard/XP

Mensagempor gabrielsap » 16 Dez 2008 08:06

1- Instale o BossPrefs e desative o 3G! Ative apenas quando realmente estiver usando.

2- Contrate um advogado. O ônus da prova vai ser da empresa de telefonia e é causa praticamente ganha nos juizados especiais. Você deve exigir devolução em dobro dos valor pagos indevidamente, mais perdas e danos, mais danos morais. Nos juizados especiais você não precisa de advogado se o valor da causa for de até 40 salários mínimos (R$16.600,00). Uma leitura do Código de Defesa do Consumidor também é aconselhável, mesmo que tenha um advogado lhe representando.
Imagem
gabrielsap
Expert
Expert

Data de registro: 28 Mai 2008 09:02

34

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Preto

Desbloqueio: Nenhum
Firmware: 3.1.3
Sistema Operacional: Mac OS X Leopard

Mensagempor leodo51 » 16 Dez 2008 11:34

É o que vou fazer... o procom sera que resolve tambem??
leodo51
Membro
Membro

0

Mensagempor anderdann » 16 Dez 2008 15:37

Melhor se informar, pois acredito que o pagamento tenha que ser realizado, para depois correr atras do preju... Veja essa informação com o próprio procon, assim vc evita mais dor de cabeça.

[]s

leodo51 escreveu:É o que vou fazer... o procom sera que resolve tambem??
Te ajudei? Aperta a mãozinha ao lado -----------------------------------> "Polegar para cima"!!
anderdann
Expert
Expert

Data de registro: 18 Fev 2008 10:46

118

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 5.0.1
Sistema Operacional: Mac OSx Leopard/XP

Google

Mensagempor gabrielsap » 17 Dez 2008 08:04

O pagamento não precisa ser realizado. Se você não pagar você tem direito a pedir que retirem da sua fatura o valor excedente. A diferença é que se você não pagar a empresa pode colocar seu nome no SERASA/SPC e se você pagar vai ter direito de receber tudo de volta em dobro.

Uma coisa que esqueci é que você deve ligar para a operadora e tentar impugnar a cobrança (não esqueça de anotar o número de protocolo que vão te passar), para aí sim entrar na justiça. Se você não fizer isso pode perder a causa por falta de interesse processual, dependendo do juiz.

Eu iria direto no juizado de pequenas causas, mesmo fazendo a denúncia no PROCON.

Agora, se você usou a rede 3G porque não tomou o cuidado de baixar o BossPrefs e desativá-la, a coisa talvez fique preta pra você.
Imagem
gabrielsap
Expert
Expert

Data de registro: 28 Mai 2008 09:02

34

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Preto

Desbloqueio: Nenhum
Firmware: 3.1.3
Sistema Operacional: Mac OS X Leopard

Mensagempor JotaQuest » 17 Dez 2008 08:25

Saiu caro você não ter contratado um pacote de internet/dados ilimitado.

Na Vivo, esse pacote custa uns R$ 50,00 por mês no avulso, se não me engano.

Ou então, ainda existem planos que combinam ligações e dados, como o Vivo 180, etc....

Estou falando da Vivo pois é a operadora que utilizo e, além disso, criou pacotes especiais para o iphone.
JotaQuest
Membro
Membro

Data de registro: 12 Dez 2008 12:35

0

Mensagempor Deco84RJ » 18 Dez 2008 06:21

Cara, vai em ajustes > geral > uso e vê quantos MB foram transferidos (download e upload)
Deco84RJ
Membro Senior
Membro Senior

Data de registro: 22 Out 2008 08:17

4

Mensagempor leodo51 » 23 Dez 2008 08:03

Ta gravado aqui 172Mb . Tarifados a R$6,00 cada Mb total de R$1.032,00

Eu vou reclamar hoje no procon e se não resolver vou procurar o juizado de pequenas causas tambem.
Ninguem é obrigado a pesquisar em fóruns na internet ou ler letras minusculas de contrato para saber se esta ou não usando algum serviço. O código de defesa do consumidor diz que qualquer serviço a ser cobrado deve ser bem explicito para o contratante...
Obrigado pessoal!
leodo51
Membro
Membro

0

Mensagempor Deco84RJ » 23 Dez 2008 08:32

leodo, sinto lhe informar, mas os MB transferidos que aparecem no celular são os usados somente em plano de dados, não em Wi-Fi, logo, você gastou 172MB do seu plano de dados, e se o valor é esse que vocÊ falou, R$6,00 o mega, a operadora não pode fazer nada, só agradecer.

Se isso se confirmar, PROCON nenhum vai te ajudar, a operadora não tem culpa se um usuário gastou demais e não percebeu
Deco84RJ
Membro Senior
Membro Senior

Data de registro: 22 Out 2008 08:17

4

Próximo

Retornar para Operadoras GSM