-

Começando do zero no Mac OSX

Instalação de programas e como acessar o iPhone através de Apples

Começando do zero no Mac OSX

Mensagempor iPhabio » 18 Abr 2008 15:38

Fala galera,

Este é um guia para quem tem acesso a um computador rodando Mac OSX, está com um iPhone novo e não sabe por onde começar, explicando a definição de alguns termos referentes ao desbloqueio e principais programas utilizados, incluindo links para download e para os tutoriais aqui do fórum.

Definições

Bootloader (BL): a "BIOS" do iPhone, software responsável pela inicialização do hardware no momento do boot. Existem apenas duas versões: 3.9 e 4.6.

Baseband (BB): os "drivers" do iPhone, parte do software que controla o hardware. É atualizado junto com o firmware através do iTunes. Atualmente está na versão 04.04.05_G.

Firmware (FW): o "sistema operacional" do iPhone, parte do software onde rodam os programas instalados no aparelho. Atualmente está na versão 1.1.4.

Ativação: processo que tira o iPhone da tela "Slide for emergency" e habilita as funcionalidades básicas do aparelho. Oficialmente é feita pelo iTunes apenas para aparelhos com linha das operadoras autorizadas pela Apple.

Jailbreak: processo que permite a instalação de softwares de terceiros no iPhone.

Desbloqueio: processo que ativa a função telefone do iPhone, normalmente bloqueada apenas para as operadoras autorizadas pela Apple. Os programas de desbloqeuio fazem esses três procedimentos automaticamente.

Installer: programa do iPhone normalmente instalado no processo de jailbreak que permite instalar outros programas e correções no iPhone.

Para usar algum dos principais programas de desbloqueio em OSX, o ZiPhone ou o Pwnage Tool, o iPhone tem que estar na versão 1.1.4. Para verificar, verifique em Settings->General->About (Configurações->Geral->Sobre), a versão tem que ser 1.1.4 (4A102). Se o iPhone ainda não está ativado, entre na tela da chamada de emergência e digite *3001#12345#* e disque, vá em Versions->Firmware version tem que estar em 04.04.05_G.

Se o iPhone não estiver na versão 1.1.4, precisa fazer um restore pelo iTunes e a melhor forma é desligar o aparelho, ligar o iTunes, segurar a tecla Home do iPhone e conectar o cabo no aparelho. Não solte a tecla Home enquanto não aparecer uma mensagem avisando que o iTunes detectou um iPhone em Recovery mode! Então apenas clique em restore e o iTunes vai atualizar o iPhone para a versão 1.1.4. Agora algumas considerações sobre os principais programas usados no desbloqueio:

ZiPhone

Página oficial (em português): http://br.ziphone.org/
Download: http://download.ziphone.org/
Tutorial: viewtopic.php?f=2&t=2530

O ZiPhone foi o primeiro e é o mais popular programa para Mac a fazer o desbloqueio do telefone em qualquer iPhone. Antes dele os iPhones com bootloader 4.6 só podiam ser desbloqueados com o uso de um "smart chip", como o StealthSIM, TurboSIM etc. Isso porque o método de desbloqueio do telefone que ele usa é baseado numa vulnerabilidade do BL3.9 que permitia fazer alterações no BB e "enganar" a verificação que o iPhone faz se o chip instalado é ou não oficialmente suportado pela Apple. O ZiPhone foi o primeiro software a fazer o downgrade do BL4.6 para o 3.9 (com a colaboração fundamental do nosso george, vulgo baalbeck, administrador aqui do fórum e o cara que escreveu o patch que permitiu o downgrade de BB), permitindo assim o desbloqueio desses aparelhos. Tem um histórico de problemas com aparelhos previamente desbloqueados por alguns métodos então se você está precisando fazer um restore do seu iPhone e não sabe qual o método utilizado para desbloqueá-lo evite usar o ziPhone!

Pwnage Tool

Página oficial: http://iphone-dev.org/
Download (link direto): http://xs1.iphwn.org/appcast/PwnageTool_1.1.zip
Tutorial: viewtopic.php?f=2&t=3564&st=0&sk=t&sd=a

O Pwnage Tool é uma ferramenta de desbloqueio que utiliza uma vulnerabilidade do BL que permite "neutralizá-lo", desabilitando a verificação que o iPhone faz se o firmware instalado é ou não original, permitindo assim a instalação de firmwares customizados. Além disso o Pwnage também prepara os firmwares customizados. As customizações incluem ativação, jailbreak, desbloqueio e instalação de alguns softwares de sistema (BSD Subsystem, OpenSSH e Installer, originalmente). Existe a previsão de lançamento de um programa complementar ao Pwnage, o IPSWTool, que permitirá ainda mais personalizações no firmware, como configurações locais e instalação de mais aplicativos e correções de problemas (fixes). As principais vantagens do pwnage são que ele é completamente reversível (basta reverter o processo de neutralização do BL e fazer um restore com um firmware original da Apple) e é muito mais prático pois, depois de preparado, o processo de aplicação do novo firmware tem apenas um passo: o restore do firmware custom pelo iTunes (no ZiPhone você primeiro faz o restore pelo iTunes, depois aplica o programa para ativar, jailbreak etc)

Bom pessoal, espero que este guia ajude ao pessoal novato e tire também algumas dúvidas daqueles não tão novatos ;)

E é sempre bom relembrar: pesquise antes de perguntar! Provavelmente sua dúvida já está respondida em algum tópico, e a gente mantém o fórum mais organizado e eficiente!

Agradecimentos ao GuGa e ao Duty pelos tutoriais, aos administradores, moderadores e todos os usuários do fórum por manterem esse lugar para troca de experiências e informações sempre num clima de cordialidade e respeito, ao Zibree & cia pelo ZiPhone, ao DevTeam pelo Pwnage e à Apple pelo iPhone, lógico :D

Abraços a todos!
Não tiro dúvidas em particular (MP, email, messenger, telefone).

Num fórum, quem ajuda uma pessoa também ajuda todos que lerem depois. Em particular perde o sentido.

Se tem dúvida, pesquise no fórum antes de perguntar. Provavelmente já foi respondida.
iPhabio
Moderador
Moderador

Data de registro: 30 Jan 2008 02:07

Pontos de agradecimentos:

465

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.2.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: OSX Snow Leopard

Google

Re: Começando do zero no Mac OSX

Mensagempor nando.nt » 20 Abr 2008 21:53

Show de bola esse seu tutorial. Desde que eu atualuzei direto do 1.1.1 pro 1.1.3 tive vários bugs e nunca me senti confiante para fazer este processo até agora, mas depois deste tuto só vou esperar meu Mac arrumar e já vou fazer. Valeu mesmo pela ajuda.

Grato
Nando
nando.nt
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 03 Dez 2007 09:14

5

Modelo: iPhone 3GS 32Gb Preto

Firmware: 3.1.2
Operadora: TIM
Sistema Operacional: Mac Os 10.5.8 e Vista Ultimate

Mensagempor erick_mafr » 21 Mai 2008 23:41

:cry:
Olá
meu pai comprou um IPHONE e ele vem scrito coisas de emergencias
e nao consigo acessar nada nele
por favor alguem me adicione no messenger
e me ajude online
fico geralmente online das 12:10 da manha as 2 da madrugada :|
obrigado erick_mafr@hotmail.com
erick_mafr
Novato
Novato

Data de registro: 21 Mai 2008 23:09

0

Mensagempor valbmp » 23 Mai 2008 20:04

Muito explicativa sua orientação. Tenho uma duvida. Uso o 1.1.2. Gostaria de fazer update para 1.1.4 vou perder o que tenho e bloquear o iPhone? Vale a pena fazer update ou restore? Para desbloquear o telefone apos restore preciso do chip AT&T ???
Desculpe o monte de perguntas. Agradeço sua ajuda.
valbmp
Membro
Membro

Data de registro: 25 Dez 2007 19:22

0

Mensagempor Chalega » 24 Mai 2008 09:42

valbmp escreveu:Muito explicativa sua orientação. Tenho uma duvida. Uso o 1.1.2. Gostaria de fazer update para 1.1.4 vou perder o que tenho e bloquear o iPhone? Vale a pena fazer update ou restore? Para desbloquear o telefone apos restore preciso do chip AT&T ???
Desculpe o monte de perguntas. Agradeço sua ajuda.

Sim, ira perder tudo oque tem atualmente no iphone, mas podera instalar de novo...
Vc ira atualizar pro 1.1.4 e bloquea-lo, so que no procedimendo de atualizacao o tutorial esplica como desbloquear, eh simples pratico e rapido...
Nao prescisa do chip da AT&T pode usar o chip de sua operadora mesmo...
Abs
Se minha informação lhe foi útil, me ajude clicando na mão ali do lado. É, a com o dedo para cima. Obrigado!!
Chalega
Moderador
Moderador

Data de registro: 18 Fev 2008 19:48

446

Modelo: iPhone 3G 16Gb Branco

Firmware: 2.2
Bootloader: 3.9
Operadora: VIVO/BRT
Sistema Operacional: Leopard/XP

Google

Mensagempor Chalega » 24 Mai 2008 09:43

erick_mafr escreveu:Olá
meu pai comprou um IPHONE e ele vem scrito coisas de emergencias
e nao consigo acessar nada nele
por favor alguem me adicione no messenger
e me ajude online
fico geralmente online das 12:10 da manha as 2 da madrugada :|
obrigado erick_mafr@hotmail.com

Amigao, vc prescisa desbloquear seu iphone,
siga as instrucoes deste site -=>> viewtopic.php?f=2&t=2530
E vc vai desbloquea-lo em 15min.
Se minha informação lhe foi útil, me ajude clicando na mão ali do lado. É, a com o dedo para cima. Obrigado!!
Chalega
Moderador
Moderador

Data de registro: 18 Fev 2008 19:48

446

Modelo: iPhone 3G 16Gb Branco

Firmware: 2.2
Bootloader: 3.9
Operadora: VIVO/BRT
Sistema Operacional: Leopard/XP

Mensagempor nando.nt » 10 Jun 2008 14:57

Amigo, eu tenho um iphone no 1.1.3 e quero passar pro 1.1.4, mas como tem vários bugs já que eu migrei direto do 1.1.1 pro 1.1.3 eu gostaria de zerar ele primeiro. Vou usar o Pwnage Tool, eu devo fazer o restore antes e só depois fazer o processo de desbloqueio. Por que aqui diz que pelo ZiPhone você primeiro faz o restore e depois aplica o programa mas e pelo Pwnage Tool? Devo fazer o restore primeiro e depois desbloquear? Ou posso usar o programa direto? Eu vi que no começo você diz que pra usar tem que estar no 1.1.4, mas no fim do Pwnage Tool você diz que: "depois de preparado, o processo de aplicação do novo firmware tem apenas um passo: o restore do firmware custom pelo iTunes". Isso me deixou confuso. Pode me ajudar por favor?

Valeu
nando.nt
Membro Master
Membro Master

5

Mensagempor iPhabio » 10 Jun 2008 16:45

Olá nando.nt,

O pwnage é feito para funcionar apenas a partir do 1.1.4. Então você vai ter que fazer o restore pro 1.1.4 "oficial" para poder preparar o iphone para receber o software custom. Como fica, passo a passo:

1. Faça o restore para 1.1.4 original
2. Com o iphone bloqueado mesmo (na tela "slide for emergency"), você aplica o ipwner. Se fizer pelo mac, durante o processo o iphone vai reiniciar com um abacaxi ao invés da maçã na tela do boot.
3. Prepare o firmware custom. Nos tutoriais tem mais detalhes desse processo. Você também pode baixar um fw custom pronto, o do Euoba é excelente.
4. Pelo itunes, aperte <option> (mac) ou <shift> (win) enquanto clica em "restore" com o iphone conectado, você aplica o firmware custom e o iphone já reinicia ativado.

Como você vai mudar de versão ele vai precisar atualizar o baseband, então na hora de prepara o fw custom escolha a opção com BootNeuter (se você baixar o fw do Euoba, já está com essa opção), que é o software do DevTeam que faz o desbloqueio do telefone.

Dê uma olhada nos tutoriais que é tranquilo, acho que o único detalhe é mesmo fazer o restore pro 1.1.4 original antes de começar o processo.

Espero ter ajudado, mas se ainda ficar alguma dúvida, volte a postar!

Abraço!

Num fórum, quem ajuda uma pessoa também ajuda todos que lerem depois. Em particular perde o sentido.

Se tem dúvida, pesquise no fórum antes de perguntar. Provavelmente já foi respondida.
iPhabio
Moderador
Moderador

465

Mensagempor nando.nt » 14 Jun 2008 16:20

Tentei fazer o processo pelo PwnageTool mas quando seleciono o fw aparece esta mensagem:

Can't recognize version of .ipsw file

Dai ele não me dá mais nenhuma opção. Será que o fw tá corrompido? Tem alguma coisas a mais que eu possa fazer, além de tentar baixar outro fw?
nando.nt
Membro Master
Membro Master

5

Mensagempor iPhabio » 16 Jun 2008 13:24

Nunca tive esse problema, a única coisa que eu poderia sugerir seria baixar outra vez o .ipsw, mesmo......

Tente baixar pelo Firefox porque o Safari por padrão expande o arquivo quando termina o download, de repente pode ser isso. Olha o link pro FW direto da Apple:

http://appldnld.apple.com.edgesuite.net ... store.ipsw

Qualquer coisa, posta aí.

Abraço

iPhabio
Moderador
Moderador

465

Próximo