Eu estava esperando alguem com mais experiência comentar sobre esse assunto, mas vi que ninguém se manifestou ou não perceberam! Então vou comentar...
Não sei precisar bem quando foi, mas acredito que não deva ter passado mais que uma semana atrás, que foi quando entrei no Cydia e percebi que apareceu a tela do "FAÇA SUA VIDA FELIZ", achei estranho, porque isso só aparece para o iPhone 3GS e não para o 3G!!!
Não pensei duas vezes, cliquei no "FAÇA SUA VIDA FELIZ", pois já sabia para o que servia, e para minha surpresa, não é que gravou meu SHSH!!! Pensei comigo que o Cydia tinha ficado instável e tinha confundido meu iPhone 3G com um 3GS.
Agora esses dias entrei no blog do DEV-Team e lá estava toda a explicação do ocorrido e fiquei assustado!!!
Ou seja, até os velhos de guerra iPhones 3G "descontinuados", a Apple quer F#@$% com seus usuários!!!
Acho que o Steve Jobzilla deve ter ficado tão irritado com a decisão americana de que a partir de agora considerar LEGAL qualquer Jailbreak+Unlock, que resolveu descontar mais uma vez nos seus Clientes!!! É um tremendo de um FDP mesmo!!!
Abaixo o Texto Traduzido pelo Google (Revisado por ddbddbddb):
================================================
Aqueles de vocês com o iPhone 3G jailbroken e dispositivos ipt2G agora podem ter notado o Cydia começando a sugerir para salvar os seus blobs shsh também, exatamente como faz para iPhone3GS, ipt3G e dispositivos mais recentes. Isso porque a partir do 4.0, a Apple começou a colocar um "soft" check dos blob shsh no firmware. A verificação blob shsh é real no sentido de que se o iTunes não pode obter os blobs (porque a janela para assinatura da Apple fechou), o restore no iTunes acabará em erro. Mas é "soft" no sentido de que aqueles aparelhos [3G] podem sempre usar redsn0w ou PwnageTool para contornar o erro (os bootroms desses aparelhos não que os SHSH blobs estejam nos arquivos de firmware, ao contrário dos bootroms mais recente).
Além disso, uma vez que os IPSWs 3.x para esses aparelhos não fazem a checagem SHSH, você sempre pode restaurar para um IPSWs 3.x mesmo fora de qualquer janela de assinatura.
Assim, Cydia está fazendo isso para que você possa continuar a usar o iTunes para restaurar 4.x no iPhone3G e ipt2g fora da janela de assinatura da Apple sem a necessidade de usar redsn0w ou PwnageTool para contornar as novas restrições irritantes da Apple.
Texto Original do DEV-Team:
==========================
Those of you with jailbroken iPhone3G and ipt2G devices may now have noticed Cydia starting to save your SHSH blobs too, just like it does for iPhone3GS, ipt3G and later devices. That’s because starting with 4.0, Apple started putting a “soft” SHSH blob check in the firmware. The SHSH blob check is very real in the sense that if iTunes can’t get your blobs (because the Apple signing window has closed), the iTunes restore will error out. But it’s “soft” in the sense that those devices can always use redsn0w or PwnageTool to get past the error (the bootroms themselves for those devices don’t require blobs to be in the firmware files, unlike the newer bootroms).
Furthermore, since the 3.x IPSWs for these devices don’t enforce it, you can always restore to 3.x IPSWs outside of any signing windows.
So, Cydia is doing this to allow you to continue to use iTunes to restore to 4.x on iPhone3G and ipt2g outside of Apple’s signing window without needing to use redsn0w or PwnageTool to get around Apple’s annoying new restriction.