Então rapaziada, sou ilustrador/quadrinista e animador aqui no RJ, e seguindo essa nova safra de possibilidades de apresentação de mídia pra formato digital movel, e sendo o iphone um instrumento magnifico maleavel e quase com possibilidades infinitas, resolvi pesquizar, e na itunes store existem algumas HQs para Iphone que se resumem num simples titulo em um programa basico que passa slides sem a necessidade de um app que centralize os titulos e capitulos feito o MyComics que lê arquivos de HQ .cbr, interface a qual alem de nao ser nada maleavel, o leitor tem de ficar o tempo todo configurando chatamente as dimensoes dos quadros para leitura, ja os quadrinhos da Dark Horse sao esses que mencinei onde o leitor apenas da um tap no icone e se abre uma interface altamente simples de rolagem dos quadros que sao desenhados e dimensionados para o formato iphone(e ainda acho que a fonte tem uma resolução mto pequena pra rapida leitura) me parece a melhor saída pôs transforma a experiencia de leitura numa coisa facil e dinamica. Gostaria de saber por onde começar pra produzir quadrinhos no formato Iphone, pôs mtas empresas estão convergindo e mesmo aqui no Br ja tem gente correndo atrás, ou melhor, na frente feito os produtores duma versão sonorizada e dublada do mangá patre primordium
http://patreprimordium.com.br/patre/aplicativo/ o que acho altamente valido, porem meu foco atual é apenas na concepção de uma interface simples feito a dos titulos da Dark Horse que vão dês de HellBoy a Star Wars passando por Exterminador do Futuro
http://www.darkhorse.com/Features/Mobile (ou appulous), saber o quanto de dificuldade eu teria pra por em ação algo nesse nivel de simplicidade, pôs a ideia se resumiria em apenas abrir o quadrinho através do icone titulo do capitulo e rolar as paginas lateramente, e no maximo um botão de bookmark, ou que o programa reconheça e ja seja aberto no ultimo quadrinho lido. Se alguem tiver alguma idéia de por onde começar, as ferramentas ja disponiveis pra isso, eu seria extremamente grato, ja que nao sou programador nem sei por onde começar, e muito menos faço idéia das ferramentas disponíveis, mas se alguem tiver disposto a colaborar ou pelo menos me direcionar pra onde começar a aprender, tem mto material BOM nacional autoral e independente que merece estar em 3 linguas disposto na itunes store pra leitura.