-

[TUTORIAL]DFU,Recovery/Erro do iTunes? Leia antes de postar

Tire suas dúvidas sobre o desbloqueio do iPhone, atualizações e destravamento para aplicativos - o Jailbreak

[TUTORIAL]DFU,Recovery/Erro do iTunes? Leia antes de postar

Mensagempor iPhabio » 15 Ago 2008 03:24

Boas moçada,

Depois do lançamento dos firmwares 2.0 e 2.0.1 (e agora 2.0.2) o pwnage e o winpwn (e agora o quickpwn) tornaram-se praticamente as únicas opções para fazer o jailbreak/desbloqueio do iPhone. Esses métodos usam um firmware custom aplicado ao iPhone em modo DFU. O problema é que o jeito de entrar em modo DFU é muito parecido com o de entrar em modo Recovery, e a confusão é inevitável.

Muita gente tem tido problema com esses modos então aqui vai uma breve explicação sobre cada um e os métodos mais fáceis. Vamos usar os botões HOME e SLEEP:

Imagem

Modo Recovery

Imagem

É um estado em que o iPhone entra para regravar ou atualizar o firmware, quem não tem o iPhone hackeado normalmente só precisa usar este método. Se seu iPhone já foi "pwnado" (passou pelo ipwner do pwnage ou teve outro firmware custom instalado antes) você pode usar esse método, é bem mais fácil. A tela do iPhone mostra um ícone que varia de versão para versão mas é muito parecido com a imagem acima (nas primeiras versões era um triângulo amarelo com uma exclamação). Nesse modo o iPhone inicia normalmente (carrega o bootloader) e roda uma parte básica do sistema operacional.

Como entrar em modo Recovery?

Há duas maneiras:
1) Segure os botões HOME e SLEEP apertados e não solte até aparecer a imagem acima.

2) Desligue o iPhone. Segurando o botão HOME apertado, conecte ao computador. Não solte o botão HOME até o iTunes reconhecer como um iPhone em recovery mode.

Modo DFU

Imagem

Significa "Device Failsafe Utility", algo como utilitário à prova de falhas do dispositivo, é um modo em que o iPhone fica completamente passivo e o computador o controla como se fosse um drive externo. A característica visual mais comum é a tela preta e apagada (o iPhone parece desligado, como na foto), mas pode acontecer tela preta acesa ou até mesmo tela inteira branca. Uma coisa que pouca gente sabe é que existem dois tipos de DFU mode, um acionado por hardware e um acionado por software, para usar o pwnage ou winpwn, use sempre o DFU por hardware!!! A diferença entre eles é que no DFU por software o iPhone carrega o bootloader, o que impede o firmware custom do pwnage/winpwn de ser copiado para o aparelho. No DFU por hardware o iPhone não carrega nada, ele simplesmente pára antes do boot.

Como entrar em modo DFU?

via software
Existem vários softwares que colocam o iPhone em DFU mode, como o ZiPhone ou o iLiberty. Esses softwares "mandam" o iPhone reiniciar e durante o boot "mandam" o iPhone entrar em DFU. Mas aí já carregou o bootloader e o iPhone é capaz de perceber se o firmware que será instalado é ou não original. Erro do iTunes na certa. NÃO USE ESSE MÉTODO COM O PWNAGE/WINPWN

via hardware
Com o iPhone conectado ao iTunes, segure HOME e SLEEP por exatamente 10 segundos (conte no relógio) e solte o SLEEP sem soltar o HOME. Não solte o HOME enquanto o iTunes não reconhecer um iPhone - ou iPod - em recovery mode (o iTunes não indica o DFU). A TELA DO IPHONE AINDA VAI ESTAR PRETA (OU BRANCA), SE ESTIVER APARECENDO QUALQUER IMAGEM NA TELA O PROCEDIMENTO NÃO DEU CERTO, FAÇA DE NOVO ATÉ CONSEGUIR!!!!

É isso aí moçada, espero que esclareça algumas dúvidas e que ajude alguém.

Abraços a todos!

imagens: http://www.iclarified.com
Não tiro dúvidas em particular (MP, email, messenger, telefone).

Num fórum, quem ajuda uma pessoa também ajuda todos que lerem depois. Em particular perde o sentido.

Se tem dúvida, pesquise no fórum antes de perguntar. Provavelmente já foi respondida.
iPhabio
Moderador
Moderador

Data de registro: 30 Jan 2008 02:07

Pontos de agradecimentos:

465

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.2.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: OSX Snow Leopard

Google

Re: [Tutorial]DFU,Recovery/Erro do iTunes? Leia antes de postar

Mensagempor DanRib » 08 Nov 2009 22:33

cezardutra escreveu:Ola Daniel, muito obrigado! sua dica me foi de grande valia.. deu tudo certo aki consegui instalar a versão 3.1.2. obrigado!!

Que bom Cézar!!!

Não se esqueça de clicar na maozinha pra cima para o EUOBÃ, caso voce tenha usado o tutorial dele!!!

Abração,

Daniel.
Se eu te ajudei, dê um clique na maozinha pra cima!!!
Faça sempre o JAILBREAK e o UNLOCK por conta própria!!!
Quer uma resposta mais rápida? Siga-me no Twitter: http://twitter.com/DanRib
DanRib
Moderador
Moderador

Data de registro: 07 Mar 2008 21:54

415

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Firmware: 5.0.1
Operadora: VIVO
Sistema Operacional: Mac OS X 10.7.3 Lion

Mensagempor mauricioaugusto » 20 Dez 2009 15:40

Olá, tenho um Iphone 3GS 16Gb com fw 3.1.2, um Macbook com o Itunes 9.0.2 instalado. Instalei o Cydia via Blackra1n. Estou tentando usar o Pwnage 3.1.4 no MACBOOK. Fiz todo o procedimento. Criei o custom IPSW mas, quando entro em DFU e o Itunes me pergunta se quero restaurar, aperto OPTION+RESTORE e não abre a opção de buscar o arquivo IPSW no mac. Vai direto pra central da Apple pra descarregar o IPSW deles. Se desconecto da Internet, o Itunes não faz a atualização. O QUE ESTÁ ERRADO? JÁ TENTEI UMA VERSÃO ANTERIOR DO ITUNES E ACONTECE O MESMO. Não abre o Brower quando aperto OPTION+RESTORE. Alguém pode me dar uma dica?
grato,
Maurício
mauricioaugusto
Membro
Membro

Data de registro: 21 Dez 2007 08:58

0

Mensagempor DanRib » 20 Dez 2009 16:31

mauricioaugusto escreveu:Olá, tenho um Iphone 3GS 16Gb com fw 3.1.2, um Macbook com o Itunes 9.0.2 instalado. Instalei o Cydia via Blackra1n. Estou tentando usar o Pwnage 3.1.4 no MACBOOK. Fiz todo o procedimento. Criei o custom IPSW mas, quando entro em DFU e o Itunes me pergunta se quero restaurar, aperto OPTION+RESTORE e não abre a opção de buscar o arquivo IPSW no mac. Vai direto pra central da Apple pra descarregar o IPSW deles. Se desconecto da Internet, o Itunes não faz a atualização. O QUE ESTÁ ERRADO? JÁ TENTEI UMA VERSÃO ANTERIOR DO ITUNES E ACONTECE O MESMO. Não abre o Brower quando aperto OPTION+RESTORE. Alguém pode me dar uma dica?
grato,
Maurício

Olá maurícioaugusto,

Clique em COMMAND+RESTORE.

Abraços,

Daniel.
DanRib
Moderador
Moderador

415

Mensagempor mauricioaugusto » 20 Dez 2009 23:59

Olá Daniel. Já fiz isso e também não funcionou. Na verdade, já tentei todas as combinações possíveis e nada. Quando faço isso no windows, o comando funciona Shift+Restore, mas diz que o Ipsw não é compatível. Mesmo assim, obrigado pela atenção.
abraços
Maurício
mauricioaugusto
Membro
Membro

0

Google

Mensagempor DanRib » 21 Dez 2009 07:16

mauricioaugusto escreveu:Olá Daniel. Já fiz isso e também não funcionou. Na verdade, já tentei todas as combinações possíveis e nada. Quando faço isso no windows, o comando funciona Shift+Restore, mas diz que o Ipsw não é compatível. Mesmo assim, obrigado pela atenção.
abraços
Maurício

Olá mauricioaugusto,

Deve estar havendo alguma coisa errada na custom que voce está criando!!! Tente refazer o processo.

Qualquer dúdiva tente entrar em contato com o EUOBÃ, ele entende tudo de custom...

Não é atoa que a maioria das costons aqui do fórum são dele.

Abraços,

Daniel.
DanRib
Moderador
Moderador

415

Mensagempor mauricioaugusto » 21 Dez 2009 08:56

Obrigado, Daniel.
Já criei mais duas custom e nada também. Uma delas roda no windows mas, depois de extrair o software, ela desconecta o iphone e não volta mais. Vou tentar contato com o EUOBÃ, seguindo sua sugestão. Estou usando o jailbreak do Blackra1n, mas é um porre o Iphone ficar em DFU toda vez que precisa reiniciar...
Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Abraços,
Maurício
mauricioaugusto
Membro
Membro

0

Mensagempor DanRib » 21 Dez 2009 09:40

mauricioaugusto escreveu:Obrigado, Daniel.
Já criei mais duas custom e nada também. Uma delas roda no windows mas, depois de extrair o software, ela desconecta o iphone e não volta mais. Vou tentar contato com o EUOBÃ, seguindo sua sugestão. Estou usando o jailbreak do Blackra1n, mas é um porre o Iphone ficar em DFU toda vez que precisa reiniciar...
Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Abraços,
Maurício

Oi Maurício,

Entre em contato com ele mesmo. Mais já vou adiantando se voce conseguir fazer um iPhone após a 40ª semana funcionar sem rodar o blackra1n, voce vai virar um rei. Rsrsrsrs...

O que faz o iPhone travar não é o firmware, é o boot!!!

Se voce conseguir não se esqueça de criar um tutorial hein!!!

Abração,

Daniel.
DanRib
Moderador
Moderador

415

Mensagempor mauricioaugusto » 21 Dez 2009 11:41

Valeu pela força, Daniel.Já mandei um email pra ele.
Abraço,
Maurício
mauricioaugusto
Membro
Membro

0

Mensagempor jairom » 08 Jan 2010 12:07

Pessoal,

Uma dúvida que me atormenta.....

Iphone apos a semana 41.... o que tá pegando ???
Eu instalei o Blackra1n, depois o Cydia. Não coloquei o Sn0w, porque o Iphone é desbloqueado direto na Vivo.

Tenho 2 duvidas.

1- Se o Iphone fosse, americano,por exemplo. O Sn0w iria funcionar ?
2- Apos a semana 41(inclusive) o que está ocorrendo, que alguns Iphones não funcionam...

Abraços a todos.
jairom
Membro
Membro

Data de registro: 17 Out 2008 11:09

0

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Branco

Desbloqueio: Hack
Firmware: 3.1.3

Mensagempor DanRib » 11 Jan 2010 21:35

jairom escreveu:Pessoal,

Uma dúvida que me atormenta.....

Iphone apos a semana 41.... o que tá pegando ???
Eu instalei o Blackra1n, depois o Cydia. Não coloquei o Sn0w, porque o Iphone é desbloqueado direto na Vivo.

Tenho 2 duvidas.

1- Se o Iphone fosse, americano,por exemplo. O Sn0w iria funcionar ?
2- Apos a semana 41(inclusive) o que está ocorrendo, que alguns Iphones não funcionam...

Abraços a todos.

Olá jairom,

1- O sn0w funciona em qualquer iPhone do mundo.

2- O que está acontecendo após a 40ª semana é o seguinte: depois que o GeoHot lançou o blackra1n possibilitando fazer o jailbreak e o desbloqueio dos iPhones com o firmware do modem 05.11.07 a Apple alterou o BOOT dos iPhones. Assim todas as vezes que voce utiliza o blackra1n em iPhones da 40ª semana pra frente, todas as vezes em que o aparelho desligar na hora que ligar voce tem que rodar o blackra1n, pois na hora que ele liga o iPhone fica em modo recovery. Os iPhones funcionam só que tem esse detalhe.

Para quem sabe fazer o processo não é tão incomodo, mas pra quem não sabe...

Espero ter tirado sua dúvida.

Abraços,

Daniel.
DanRib
Moderador
Moderador

415