-

Duvida sobre distribuição de APPS

Aprenda e contribua programando um aplicativo para o iPhone

Duvida sobre distribuição de APPS

Mensagempor jairosimoes » 22 Mai 2009 18:07

Pessoal,

Estamos em processo de aprovação no iPhone Developer Program da Apple e surgiu uma dúvida.

Sabemos que esse programa nos dará a opção de distribuir app´s na Apple Store. E sobre app´s que quisermos desenvolver a clientes específicos? Como funciona esse tipo de distribuição?

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Jairo Simoes.
jairosimoes
Membro
Membro

Data de registro: 13 Dez 2007 13:47

Pontos de agradecimentos:

0

Google

Re: Duvida sobre distribuição de APPS

Mensagempor eltico » 22 Mai 2009 19:25

Boa pergunta. Também gostaria de saber. Por exemplo se eu desenvolver um soft para um cliente. Ele obrigatoriamente precisa ter cadastro na app store? Acho que uma opção é você fica como responsável de desenvolvimento, e cria outro usuário na App store, que pode ser o próprio cliente do App. Ele pode ter acesso somente a esse App, downloads, etc. Mas acho que a parte financeira não tem como terceirizar.
------------------------------------
Marcos Issler
R&D - iPhone Developer
marcos@issler.com.br
www.ocafilmes.com
eltico
Membro
Membro

Data de registro: 16 Dez 2008 17:21

1

Modelo: iPhone 8Gb

Firmware: 3.0
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: PC / MAC

Mensagempor buzios » 23 Mai 2009 09:42

Vejo 3 casos.

1 - Clientes que queiram contratar desenvolvimento externo de iPhone apps para uso somente na empresa.
2 - Clientes que queiram contratar desenvolvimento externo de iPhone apps para distribuicao via AppStore com nome do cliente
3 - Clientes que queiram contratar desenvolvimento externo de iPhone apps para distribuicao via AppStore no nome de quem desenvolveu.

Para o caso 3 nao ha problema nenhum, voce desenvolve segundo as specs do cliente e distribui na sua conta do AppStore.
Se a app for vendida, voce pode criar um usuario adicional para o cliente ter acesso aos relatorios de venda.

Para o caso 1, o cliente deve se inscrever no plano "Enterprise" do iPhone Dev Program.
Para o caso 2, o cliente deve se inscrever no plano normal do iPhone Dev Program.

Nos casos 1 e 2, se o contrato com o cliente envolve o fornecimento dos fontes, voce envia os fontes, eles compilam, assinam e no caso 2 mandam para o AppStore.
Se o contrato com o cliente nao inclui o envio de fontes, voce pode compilar e enviar o binario para ser assinado pelo cliente.
Aplicações para iPhone: http://www.ttrix.com
buzios
Contribuidor
Contribuidor

Data de registro: 02 Nov 2007 10:44

96

Mensagempor jairosimoes » 26 Mai 2009 17:10

Imaginem que vamos desenvolver uma solução para nosso cliente usar internamente, se nesse caso eu precisaria do plano "Enterprise", como seria feita a distribuição do App?
jairosimoes
Membro
Membro

Data de registro: 13 Dez 2007 13:47

0

Mensagempor buzios » 28 Mai 2009 07:17

jairosimoes escreveu:Imaginem que vamos desenvolver uma solução para nosso cliente usar internamente, se nesse caso eu precisaria do plano "Enterprise", como seria feita a distribuição do App?

Para o plano enterprise existe um editor de provisions.
Eu nunca tive acesso a um plano enterprise para ver na pratica a coisa porem ja brinquei com o editor.
Voce usa o editor de provisions para adicionar os UUIDS dos telefones da empresa que usarao a aplicacao e voce pode registrar mais de 100 UUIDs.
Nos planos normais voce faz isso via o site da Apple e esta limitado a um maximo de 100 UUIDs.

O editor de provisions para o plano enterprise tambem permite que voce insira itens de configuracao.
Exemplo: voce pode pre-configurar o servidor de email, o access point WiFi da empresa, VPN ....
E se nao me engano voce pode bloquear acesso do usuario a alguns itens de configuracao.

Com isso, o usuario ao plugar o iPhone da empresa no iTunes, saira com ele configurado para acesso aos servicos da empresa e fica impedido de mudar configuracao de alguns itens.
Aplicações para iPhone: http://www.ttrix.com
buzios
Contribuidor
Contribuidor

Data de registro: 02 Nov 2007 10:44

96

Google

Retornar para Desenvolvimento de Aplicativos