-

[TUTORIAL] ECID? SHSH? iCaramba! Que é isso? - Atualizado

Tire suas dúvidas sobre o desbloqueio do iPhone, atualizações e destravamento para aplicativos - o Jailbreak

[TUTORIAL] ECID? SHSH? iCaramba! Que é isso? - Atualizado

Mensagempor ddbddbddb » 30 Abr 2010 11:12

O problema de Fóruns como esse é que às vezes a resposta de nossas questões fica pulverizada em diversos "posts" diferentes em diversos lugares diferentes. Isto pode desafiar a compreensão, e juntar as informações relevantes pode ser quase

Quando a Apple lançou o 3G[s] aprontou uma surpresinha. Toda vez que o 3G[s] é restaurado, o iTunes contata os servidores da Apple para verificar qual a versão mais atual do Sistema Operacional disponível. O restauro então só prossegue se o iPhone tiver o sistema operacional mais atual - ou se você aceitar fazer o upgrade para o mesmo.

Entendam que as sugestões abaixo se aplicam à aparelhos 3G[s], iPod Touch 3ª geração e o iPad já com o Jailbreak instalado. Até porque aparelhos "virgens" não têm o Cydia [Esta condição mudou! Leia a atualização ao fim do post!]

Para se atestar a legitimidade do sistema operacional, o iTunes coleta um dado - o ECID - que é único e intransferível de cada iPhone e o envia à Apple. Os servidores da Apple recebem o ECID e geram um arquivo extensão SHSH que são únicos para o sistema operacional e o iPhone envolvidos na operação de restauro. Em outras palavras, se Mané tem um 3G[s] 3.0.1 com Jailbreak, que deu problema e precisa ser restaurado:

1- o iTunes coleta o ECID do iPhone "Mané" e o manda à Apple.
2- o Itunes informa a Apple que Mané tem um iPhone com ECID "tal e qual" e Firmware 3.0.1
3- A Apple responde ao iTunes que a versão mais atual é a 3.1.3 (HOJE, 30/04/2010)
4- O iTunes diz ao Mané basicamente o seguinte: "Aí, mermão, negócio é o seguinte. Tu só pode restaurar fazendo o upgrade pro 3.1.3. Senão a casa caiu procê, valeu? Perdeu, preyboy" (escrevo assim porque essa atitude da Apple é uma atitude de gangsta)
5- Neste momento, acuado, temendo por sua vida, Mané não tem solução a não ser clicar em "sim".
6- Ao receber o OK, a Apple envia o SHSHhashMané3.1.3 (escrevo assim para que entendam que é um arquivo único, individualizado para o Mané e o Firmware original 3.1.3) e ao receber o iTunes confere se o SHSHhash bate com o ECID.
7- Em caso positivo, o aparelho é restaurado, e volta à condição de prisioneiro da Prisão Apple.
8- Em caso negativo: iCacete. Peso de papel.

Novamente: este arquivo SHSH personalizado é o que se está chamando de hash. Este arquivo é usado para legitimar o ipsw do firmware a ser usado na restauração - e é único e intransferível. Em inglês, os hashes têm sido chamados de "blobs" também.

Eis que entra o Saurik (Jay Freeman) dono do Cydia com o serviço "make my life easier". O que ele faz é o seguinte: quando vc abre o Cydia e toca no botão "make my life easier", o Cydia lê e manda o seu ECID para a Apple, como se vc estivesse restaurando o iPhone. Os servidores recebem o ECID e geram o SHSH hash do FW mais recente e mandam de volta. O Cydia guarda o SHSH hash em seus servidores para aquela versão.

Mas de quê isso adianta, se o iTunes verifica diretamente com a Apple qual a versão mais recente? Simples, você instala um "desvio" para o iTunes falar com o Cydia, ao invés da Apple.

Vc faz uma alteração de um arquivo em seu micro, chamado HOST (tutorial aqui), que basicamente instrui o iTunes a contatar um servidor cujo IP é diferente do da Apple. O IP que vc incluirá no arquivo HOST é o do Cydia. Assim, quando vc restaurar o iPhone, o iTunes estará falando com os servidores do Cydia, achando que está falando com os da Apple.
Pois bem, quando vc mandar fazer o restauro para o FW cujo hash vc tem salvo lá, o Cydia reenvia o mesmo SHSH Hash como resposta, e o iTunes prossegue com o restauro.

Note que o hash que pode ser salvo será sempre da versão mais atual. Se vc não apertou o botão "make my life easier" antes de sair o 3.1.3, vc não tem mais como ter o has do 3.1.2 armazenado.

Os hashes ficam armazenados indefinidamente. Há felizardos que vêm salvando seus hashes desde a versão 3.0, portanto eles podem fazer o downgrade do 3G[s] para qualquer uma destas versões.

Alternativamente, se vc não quiser depender de ninguém - nem do Cydia - para poder restaurar seu 3G[s], use o Firmware Umbrela/TinyTSS (tutorial aqui que faz com que seu próprio computador faça a parte do Cydia em requisitar o SHSHhash, e reenviar os SHSH hashes comprobatórios para o restauro.

Ao final de tudo isso, não esqueçam de agradecer ao Euoba que montou ambos tutoriais originais.

E só para finalizar, esta regra se aplica SOMENTE AO 3G[s]. iPhones 2G e 3G e iPod Touchs 1G e 2G NÃO PRECISAM DISSO. NOVA CONDIÇÃO, veja ao ATUALIZAÇÃO 4

Desculpe pelo texto meio árido, mas depois eu vejo se boto umas figurinhas para decorar.

Abs,
Eduardo

ATUALIZAÇÃO
Uma correção: Na verdade, salvar os SHSH hashes e poder usá-lo para restaurar seu aparelho NÃO É PRIVILÉGIO DE APARELHOS JAILBROKEN. Se vc utilizar o processo descrito pelo Euoba no tutorial que eu citei acima notará que em momento algum é necessário que o iPhone 3G[s] ou o iPod Touch estejam Jailbroken. Na verdade não testei, mas estou certo que não é nem nescessário que o iPhone esteja ativado. Afinal de contas, é só colocá-lo em restore (desligar o iPhone, segurar Home, plugar o cabo no micro) que o iPhone aparecerá como "em modo de restauro".

Em outras palavras, se vc atualizou o seu 3G[s] "por acidente", e ele está travado em tela de emergência, ainda é tempo de conseguir guardar os seus hashes 3.1.3 tanto no Cydia como em seu micro.
No Cydia?!? Sem Jailbreak?
Correto. É só usar o Firmware Umbrella, e no drop-down list aonde diz SHSH Repository, selecione Saurik-Cydia. Isto fará com que o envio do ECID à Apple passe pelo Cydia antes. Assim, quando a Apple responder ao Cydia, o SHSH hash vai ser salvo no lá, com uma cópia enviada a você.
E com um JB iminente para o 3.1.3, é um momento IMPORTANTE para que vc faça isso. Não resolverá o seu problema imediato MAS poderá te ajudar no futuro.

Um grande abraço,
Eduardo

ATUALIZAÇÃO 2

iH8sn0w tem um aplicativo que faz todo o processo praticamente sozinho para você. É o AutoSHSH, que vc baixa aqui.
Um grande abraço,
Eduardo

ATUALIZAÇÃO 3

iH8sn0w aposentou o AutoSHSH por causa das atualizações sofridas pelo Firmware Umbrella - agora chamado de Tiny Umbrella. Ele automatiza o processo de Salvamento dos SHSH Hashes e de restauro, dispensando a alteração no arquivo HOSTs - pré requisito para downgrade do 3G[s]. O The Firmware Umbrella pode ser encontradoaqui
Um grande abraço,
Eduardo

ATUALIZAÇÃO 4

A partir da versão 4.0/4.0.1 a Apple incorporou aos arquivos de Firmware oficiais dos iPhones 3G e iPod Touch 2G um identificador SHSH da versão do firmware. Em outras palavras, a partir da versão qualquer iPhone 3G ou iPod touch 2G poderá encontrar erro ao tentar migrar de um iOS 4.x para outro iOS 4.x caso este último não seja o mais recente.
Para entender: Se o iPhone tiver instalado o iOS 4.0.1 oficial e tentar fazer um downgrade para o iOS 4.0 oficial, a operação poderá terminar em erro porque a Apple não está mais autorizando a versão 4.0.
Como as versões 3.x ou menores não possuem o identificador, o downgrade para estas versões é livre. Única forma de erro que pode se apresentar é o erro 1015 - que é normal (e contornável usando-se o botão "kick device out of recovery" do TinyUmbrella
O Erro também não deve se apresentar se os Firmwares usados forem custom, montados pelo Pwnage Tool ou Sn0wbreeze.
Para ajudar a contornar isso, Jay Freeman, o Saurik, habilitou o backup de SHSH hashes para o 3G e o iPod Touch 2G. Não é uma coisa crucial como no caso do 3G[s] aonde a verificação está codificada no hardware, mas ainda assim facilita.

Um grande abraço,
Eduardo

ATUALIZAÇÃO 5

Isto não é tanto uma atualização quanto é um reforço:
Você não precisa estar com o iOS para o qual quer ter os SHSH salvos instalados. Em outras palavras, se vc está no 4.0, não precisa fazer upgrade para o 4.0.1 para salvar o SHSH.
Entendam que o iPhone só é conectado ao micro para que o TinyUmbrella leia o ECID dele. Mesmo que o Firmware no iPhone seja um antigo 3.0, ao se clicar em Save my SHSH no TinyUmbrella, o SHSH salvo será o do iOS corrente.
Na verdade, para o 3G, 3G[s], iPod Touch 2G (boot novo) e 3G, e iPads, vc nem mesmo precisa conectar o aparelho para salvar o SHSH de versões futuras. Conecte o aparelho no micro e rode o TinyUmbrella. Depois que o TinyU reconhecer o aparelho, clique em Advanced. No campo ECID estará o ECID (Dããã) do aparelho conectado. Anote este número.
Na próxima vez que vc quiser salvar um SHSH de alguma versão, basta baixar o TinyUmbrella atualizado, roda-lo, clicar em Advanced, preencher a lacuna com o ECID de seu aparelho, escolher o a versão de iOS cujos SHSH vc deseja e clicar em Save SHSH. Só isso.
Estranhamente este processo não funciona com o iPhone 4. Para ele é necessário que o aparelho esteja mesmo fisicamente presente e conectado ao micro. Vai entender...
Um abs,
Eduardo
Editado pela última vez por ddbddbddb em 20 Ago 2010 22:49, no total de 12 vez
Razão: Modelos aplicáveis acrescentados por sugestão de iPhabio/Inclusão de referência ao AutoSHSH
Dúvidas, problemas e perguntas? Notícias de Jailbreak e Desbloqueio? Posso tentar ajudar. (Sim é de graça)
http://twitter.com/ddbddbddb
MSN: e.akira@uol.com.br
ddbddbddb
Moderador
Moderador

Data de registro: 09 Mar 2008 21:08

Pontos de agradecimentos:

926

Google

Re: [Tutorial] ECID? SHSH? iCaramba! Que é isso?

Mensagempor iPhabio » 30 Abr 2010 11:41

Ótimo post, ddb, como sempre! iCaramba foi sensacional! :lol:

Só pra complementar, você coloca que isso só se aplica ao 3G[S] mas o iPod Touch 3ª geração e o iPad também usam essa forma de assinatura digital. Acho que vale a pena colocar isso no post.

grande abraço!
Não tiro dúvidas em particular (MP, email, messenger, telefone).

Num fórum, quem ajuda uma pessoa também ajuda todos que lerem depois. Em particular perde o sentido.

Se tem dúvida, pesquise no fórum antes de perguntar. Provavelmente já foi respondida.
iPhabio
Moderador
Moderador

Data de registro: 30 Jan 2008 02:07

466

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.2.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: OSX Snow Leopard

Mensagempor DanRib » 30 Abr 2010 14:23

Fala Eduardo!!!

Parabéns!!! Muito bem explicado, até nos textos com as gírias.

Tudo de bom.

Abração,

Daniel.
Se eu te ajudei, dê um clique na maozinha pra cima!!!
Faça sempre o JAILBREAK e o UNLOCK por conta própria!!!
Quer uma resposta mais rápida? Siga-me no Twitter: http://twitter.com/DanRib
DanRib
Moderador
Moderador

Data de registro: 07 Mar 2008 21:54

415

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Firmware: 5.0.1
Operadora: VIVO
Sistema Operacional: Mac OS X 10.7.3 Lion

Mensagempor ddbddbddb » 30 Abr 2010 22:30

iPhabio escreveu:Ótimo post, ddb, como sempre! iCaramba foi sensacional! :lol:

Só pra complementar, você coloca que isso só se aplica ao 3G[S] mas o iPod Touch 3ª geração e o iPad também usam essa forma de assinatura digital. Acho que vale a pena colocar isso no post.

grande abraço!

Muito obrigado! Acrescentado conforme dito!
Abraços
Eduardo
Dúvidas, problemas e perguntas? Notícias de Jailbreak e Desbloqueio? Posso tentar ajudar. (Sim é de graça)
ddbddbddb
Moderador
Moderador

926

Mensagempor tenk » 01 Mai 2010 01:03

Agora só lhe pergunto uma coisa:

ONDE QUE ESTÁ ESSA MALDITO BOTÃO "make my life easier" que no meu Cydia não aparece???
Detalhe: to num 3Gs com 3.1.2
tenk
Expert
Expert

Data de registro: 01 Out 2007 16:56

16

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Preto

Firmware: 4.1
Operadora: TIM c/Plano de Dados
Acessórios: iPad 32GB Wi-fi
Sistema Operacional: Mac OS X 10.5.2 Leopard

Google

Mensagempor ddbddbddb » 01 Mai 2010 22:42

tenk escreveu:Agora só lhe pergunto uma coisa:

ONDE QUE ESTÁ ESSA MALDITO BOTÃO "make my life easier" que no meu Cydia não aparece???
Detalhe: to num 3Gs com 3.1.2

Às vezes o serviço está off line porque muita gente fica pedindo o serviço. É preciso insistir um pouco.
Caso queira, vc pode contornar isso, solicitando via o Firmware Umbrella. E aliás agora tem mais um Aplicativo que faz isso: o AutoSHSH - o link do arquivo está lá no alto da página.
Abs
Eduardo
ddbddbddb
Moderador
Moderador

926

Mensagempor papaleguasjedi » 02 Mai 2010 13:06

Deixa eu ver se entendi, isso vale para iPhones 3G[s] que estiveram na versão 3.1.2 e que clicaram no botão "Make my life easier", certo?
Se eu comprar um 3G[s] novo, que já venha com o 3.1.3 não conseguirei fazer o Jailbreak, isso?

Abraços e já agradeço pela ajuda!

André Ribeiro
iPhone 3G (3.1.2) [Esperando chegar o 3G[s]]
papaleguasjedi
Novato
Novato

Data de registro: 12 Nov 2007 09:43

0

Mensagempor ddbddbddb » 02 Mai 2010 13:27

A questão aqui Nao é Jailbreak. Salvar os hashes serve para garantir que vc possa VOLTAR para o firmware que quiser, independente de JB.
Suponha que vc receba seu 3G[s] no 3.1.3. Há um JB q será lancado em breve para esta versão. Assim que for lançado, a Apple buscará fechar a janela que permite esse Jailbreak lançando uma versão 3.1.4 ou similar.
Se você tiver problemas com o seu 3.1.3 com Jailbreak, provavelmente vc terá que restaurar para consertar. E quando o fizer, terá q instalar o 3.1.4 a menos q tenha hashes do 3.1.3 salvos. E uma vez no 3.1.4, bye bye jailbreak.
Salvar seus hashes preserva o seu direito de decidir qual firmware vc pode instalar em seu iPhone. E indiretamente se quer ou Nao ter o Jailbreak.
Um abs
Eduardo

[ Enviado do meu iPhone ]
ddbddbddb
Moderador
Moderador

926

Mensagempor papaleguasjedi » 02 Mai 2010 14:05

Agora eu entendi!!
Valeu pela resposta Eduardo, ficou bem mais claro!
Então, confirmando, se o meu 3G[s] venha com o 3.1.3 não conseguirei fazer o JailBreak e instalar os apps do Cydia, vou ter que esperar sair esse JB novo, correto?
papaleguasjedi
Novato
Novato

Data de registro: 12 Nov 2007 09:43

0

Re: SHSH de outro Iphone ?

Mensagempor leorucatur » 04 Mai 2010 07:04

A duvida é a seguinte, se tiver backup de um shsh, ele só vai servir para o ECID de onde foi feito esse backup, ou posso utilizar o mesmo em outro ECID?

Pos tenho 2 iphones 3g... 1- de 8gb 1- de 16, o de 8 estava com a minha namorada funfando bem com o os 3.0
até que a abençoada atualizou sem perguntar se podia para a versão 3.1.3, mudou tudo, até fiz o dowgrade para a versão 3.0 novamente mas o bootloader e a baseband nao regressou e ficou assim »»»

Boot: 06.2
Baseband: 05.12

E o outro iphone esta funfando bem com os 3.0 e baseband 04.08....

Obrigado
leorucatur

Data de registro: 06 Abr 2010 12:52

0

Modelo: iPhone 3G 8Gb Preto

Desbloqueio: Hack
Firmware: 3.1.2
Bootloader: 4.6
Operadora: Unitel
Sistema Operacional: Windows 7 ; ubuntu 9.10

Próximo