por Frank K Hosaka » 12 Fev 2012 05:53
O M48 é gratuito através do App Store. Trata-se de uma calculadora científica e que usa a notação polonesa reversa, ou seja, ao invés de você usar o sistema algébrico 1 + 1 = 2, você usa 1 [enter] 1 [enter] + , e assim ele vai empurrando na pilha os resultados intermediários. Isso é só para quem gosta do modo RPN de calcular, o que é o meu caso. No Android também tem uma versão gratuita do HP 48, mas a versão para o iOs é bem melhor, pois a versão do iOs suporta o tom musical. O m48 tem várias funções, além da trigonometria, ele tem biblioteca para calcular eletricidade, integral, plotar gráficos. E mais: ele também permite fazer programas. A seguir um programa bem simples que faz a tabuada do 2
<< 2 * >> - todo programa tem que ter um nome, vamos chamá-lo de Tab2. Para executar o programa, você pega um número e pressiona a tecla correspondente ao Tab2. Enfim, o HP 48 é uma calculadora impresssionante.
O que você viu na imagem capturada é o M48+, ele custa 15 dólares. Foi decisão pessoal pagar o desenvolvedor, eu gosto do programa por me incentivar a continuar estudando Matemática, principalmente a financeira. Muita gente baixa o HP12 para calcular amortização e investimendo, mas isso já vem embutido no M48, basta procurar na sua imensa biblioteca.