Depois de 3h30m refletindo sobre a "experiencia" na maior loja da TIM no Rio, a conclusão que posso tirar é que a TIM perdeu totalmente o barco do iPhone.
Barra Shopping com gente até o ladrão, estacionamento lotado, fila na loja da TIM (nada de anormal nisto), e NINGUEM perguntando de iPhone. Apenas um totem na loja e um cartaz do lado de fora. Porem mega anuncioos de Motorolas na loja.
Ou seja, a propria TIM não ta nem ai para o iPhone. Pelo menos é o que parece.
Na verdade, tem varios problemas:
- Eles somente estão vendendo nos "Planos iPhone" e para cliente novo. "Refidelizar" (termo adorado pela TIM, pois se você perguntar algo na loja eles te refidelizam por mais um ano...) par apegar um iPhone "não pode não Sr. O sistema não deixa fazer" (o sistema da TIM sequer deixa o vendedor dar login

, de tão ruim e confuso que é).
- Os planos iPhone da TIM sao uma piada. Grande parte dos minutos são da TIM-para-TIM. Gozação.
- Demoraram tanto que acho que os usuarios da TIM com "tesão" de ter um iPhone ou um 3G já se viraram (como eu e o Buzios e um porrão de gente que conhecemos).
- Eles não tem a menor ideia de como vender o iPhone. Unlock? Sequer sabem como fazer e se vai ser possivel saber. A "gerente" soltou a perola "Os telefones normais a gente retorna ao cliente com o codigo em 5 dias uteis" (na TIM tudo leva 5 dias uteis), "mas com iPhone a gente somente deverá ter o codigo de desbloqueio em 10 dias". Coitada....
- Perguentei se teria alguma vantagem por ter um plano grande (com 6 linhas), conta de mais de 1K por mes, etc. A vendedora saiu com a perola: "o que vale e' o plano basico". Ai falei: "quer dizer que eu que gasto uma baba não levo vantagem sobre o cara que so fica na franquia?". Ela confirmou. Ou seja, a TIM só pensa em fidelizar na marra, tipo nas "promoções" que eles fazem (de minutos especiais, TIM->TIM, etc). Pegou a promoção, refidelizou, pegou novo telefone, refidelizou, perguntou as horas, refidelizou, passou na porta da loja, refidelizou....
- E teve o que o Buzios falou: volte em 3 dias que a gente deve ter mais informação. Em epoca de Natal, falar isto pro cliente disposto a pagar um preço premium por um produto é uma piada. Ja imaginou você chegando na loja da BMW para comprar um carro e o vendedor te dizer: não sei como vender o carro para o Sr. não. Volte daqui a 3 dias que pode ser que eu já tenha sido treinado. Voce sai e compra um Mercedes, com toda a certeza.
Se eu estivesse para fazer um plano novo, jamais faria na TIM com o atendimento deles. Não vejo a hora da portabilidade chegar ao Rio: vou ligar para a TIM e falar: "por favor me transfira para o grupo de retenção que eu quero saber o que vai mudar no relacionamento para que eu mantenha o meu serviço. Se não melhorar, tchau". Ou eles mudam a percepçao do cliente ou a portabilidade vai facilitar o povo a sair da TIM. Para comecar tem de ter atendimento diferenciado com base no tipo de contrato (pre/pos) e tamanho de cliente (numero de linhas e valor da conta).
Mas de volta a vaca fria do iPhone na TIM: não perca seu tempo neste final de semana. Aguarde eles "receberem" instruções.