-

Informações do contrato para ser desenvolvedor de apps

Aprenda e contribua programando um aplicativo para o iPhone

Informações do contrato para ser desenvolvedor de apps

Mensagempor xultz » 12 Ago 2008 16:49

Olá a todos

Eu estou procurando sobre as questões jurídicas para se tornar desenvolvedor de aplicativos para o iPhone (com fins de comercializar via App Store), porém eu não encontrei muita coisa, no site da Apple só fala da parte boa, mas fala pouca coisa das exigências para se cadastrar, como é feito o pagamento, se tem restrição de pagamento para outros países (como o Brasil), etc. Gostaria de saber se alguém conhece onde obtenho estas informações, ou se tem alguém aqui que já comercializa apps como procedem estas questões mais burocráticas.

Obrigado!
xultz
Membro
Membro

Data de registro: 07 Ago 2008 09:41

Pontos de agradecimentos:

0

Google

Re: Informações do contrato para ser desenvolvedor de apps

Mensagempor iPhabio » 12 Ago 2008 19:47

Oi xultz,

dei uma olhada no site da Apple, para distribuir pelo AppStore tem que ser desenvolvedor cadastrado no iPhone Developer Program, custa US$99 por ano. Alguns links:

Site do iPhone Developer Program:
http://developer.apple.com/iphone/

Site para inscrições no iPhone Developer Program:
http://developer.apple.com/iphone/program/apply.html

Site para download da versão gratuita do SDK (suite de aplicativos de desenvolvimento):
http://developer.apple.com/iphone/program/download.html

O pagamento, pelo que entendi, é feito (pode ser feito?) pela sua conta no iTunes pois na página da inscrição no programa pede o seu Apple ID. As únicas restrições do SDK free, até onde sei, são a impossibilidade de baixar os programas desenvolvidos para o iPhone e testar a perfomance (vi na apresentação da WWDC as telas do app de benchmarking do iPhone rodando num iMac, são impressionantes!) e de submeter para distribuição pelo AppStore. Ou seja, testar os apps no iPhone e distribuir no AppStore, só para desenvolvedores cadastrados.

Um dos programas do SDK gratuito é um emulador de iPhone que dá conta do recado, então o grande problema mesmo é a distribuição dos apps.

Não li em lugar nenhum sobre restrições geográficas (pelo contrário, há notícias de desenvolvedores de diversos países - inclusive do Brasil - sendo aceitos no ADP) e, caso seu cadastro não seja aceito, a Apple devolve o dinheiro da inscrição.

Espero que ajude.

abraço
Não tiro dúvidas em particular (MP, email, messenger, telefone).

Num fórum, quem ajuda uma pessoa também ajuda todos que lerem depois. Em particular perde o sentido.

Se tem dúvida, pesquise no fórum antes de perguntar. Provavelmente já foi respondida.
iPhabio
Moderador
Moderador

Data de registro: 30 Jan 2008 02:07

467

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.2.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: OSX Snow Leopard

Mensagempor xultz » 12 Ago 2008 23:07

Obrigado iPhabio, as informações que eu tinha encontrado eram somente estas mesmo, achei resumidas demais, esse assunto deveria ser mais preto no branco na minha opinião, mas obrigado pela resposta de qualquer maneira!-
xultz
Membro
Membro

Data de registro: 07 Ago 2008 09:41

0

Mensagempor iPhabio » 13 Ago 2008 11:39

Oi xultz!

Eu não segui no processo de cadastramento, fui só até a tela que pedia o Apple ID (até porque eu como programador sou um excelente músico :D ). Mas conhecendo a Apple deve ter um contrato de licença bem detalhado pouco antes de "fechar o negócio".

Normalmente as coisas da Apple que exigem consentimento explícito você consegue desistir depois de ver o contrato e antes de se vincular a ele (vide instalação/atualização do iTunes, do iPhone....). Se você for realmente se inscrever no programa dê um toque aqui se é isso mesmo, com certeza vai tirar dúvidas de outras pessoas na mesma situação que você!

Grande abraço!
Não tiro dúvidas em particular (MP, email, messenger, telefone).

Num fórum, quem ajuda uma pessoa também ajuda todos que lerem depois. Em particular perde o sentido.

Se tem dúvida, pesquise no fórum antes de perguntar. Provavelmente já foi respondida.
iPhabio
Moderador
Moderador

Data de registro: 30 Jan 2008 02:07

467

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Firmware: 4.2.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: OSX Snow Leopard

Mensagempor iPhorumBR » 02 Set 2008 16:29

Aos interessados em desenvolver aplicativos estamos montando um grupo de profissionais para trabalhar em conjunto, quem quiser, entre em contato via MSN.
iPhorumBR
Expert
Expert

Data de registro: 29 Nov 2007 18:59

198

Modelo: iPad 3G 64Gb

Firmware: 4.3
Bootloader: 6.4
Operadora: TIM
Acessórios: Apple iPad Case, Screen Film iPad, Apple Keyboard
Sistema Operacional: Mac OSx

Google

Mensagempor filipekids » 02 Mai 2009 11:43

muito bom, :cry: pena q só podem ser desenvolvedores somente que tem um MACINTOSH snif :cry:
filipekids
Novato
Novato

Data de registro: 20 Mar 2009 22:56

0

Modelo: iPod Touch 16Gb

Firmware: 2.2.1
Sistema Operacional: Windows Vista Ultimate

Mensagempor buzios » 04 Mai 2009 18:34

iPhabio escreveu:O pagamento, pelo que entendi, é feito (pode ser feito?) pela sua conta no iTunes pois na página da inscrição no programa pede o seu Apple ID.

Em paises aonde existe AppleStore online, o pagamento e' feito via AppleStore.

No caso do Brasil como nao existe AppleStore o pagamento e' feito enviando um fax para a Apple com o numero do seu cartao de credito.
Voce recebe instrucoes de como proceder.
Aplicações para iPhone: http://www.ttrix.com
buzios
Contribuidor
Contribuidor

Data de registro: 02 Nov 2007 10:44

96

Mensagempor Ccardoso » 09 Out 2009 00:47

Senhores,

Onde posso encontrar desenvolvedores de aplicativos para Iphone. Um plicativo muito simples mas muito utill. Podes me indicar onde encontrar tais pessoas??

Grato

Cardoso

iPhabio escreveu:Oi xultz,

dei uma olhada no site da Apple, para distribuir pelo AppStore tem que ser desenvolvedor cadastrado no iPhone Developer Program, custa US$99 por ano. Alguns links:

Site do iPhone Developer Program:
http://developer.apple.com/iphone/

Site para inscrições no iPhone Developer Program:
http://developer.apple.com/iphone/program/apply.html

Site para download da versão gratuita do SDK (suite de aplicativos de desenvolvimento):
http://developer.apple.com/iphone/program/download.html

O pagamento, pelo que entendi, é feito (pode ser feito?) pela sua conta no iTunes pois na página da inscrição no programa pede o seu Apple ID. As únicas restrições do SDK free, até onde sei, são a impossibilidade de baixar os programas desenvolvidos para o iPhone e testar a perfomance (vi na apresentação da WWDC as telas do app de benchmarking do iPhone rodando num iMac, são impressionantes!) e de submeter para distribuição pelo AppStore. Ou seja, testar os apps no iPhone e distribuir no AppStore, só para desenvolvedores cadastrados.

Um dos programas do SDK gratuito é um emulador de iPhone que dá conta do recado, então o grande problema mesmo é a distribuição dos apps.

Não li em lugar nenhum sobre restrições geográficas (pelo contrário, há notícias de desenvolvedores de diversos países - inclusive do Brasil - sendo aceitos no ADP) e, caso seu cadastro não seja aceito, a Apple devolve o dinheiro da inscrição.

Espero que ajude.

abraço

iPhorumBR escreveu:Aos interessados em desenvolver aplicativos estamos montando um grupo de profissionais para trabalhar em conjunto, quem quiser, entre em contato via MSN.
Ccardoso
Novato
Novato

Data de registro: 09 Out 2009 00:29

0

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Preto

Firmware: 3.0.1
Operadora: claro

Retornar para Desenvolvimento de Aplicativos