-

iOS Developer Program - Cadastramento, Recebimentos e Taxas

Aprenda e contribua programando um aplicativo para o iPhone

iOS Developer Program - Cadastramento, Recebimentos e Taxas

Mensagempor erichcl » 14 Dez 2010 16:21

Procurei me informar de algumas questões acerca do processo de cadastramento como iOS Developer aqui mesmo
no iphonemod e em outros fóruns, mas em sua maioria as dúvidas e respostas são bem antigas, em época que não havia Apple Store online no Brasil. Em função disso muitas respostas estão conflitantes e por isso resolvi abrir esse tópico para esclarecer como tudo funciona na atualidade (final de 2010).

1 - Cadastramento online ou via formulário impresso:
Tudo que vi sobre o assunto aponta que como não existia Apple Store online, os usuários que tentavam se cadastrar pelo site da Apple se esbarravam na parte de selecionar a bandeira (país) e não aparecia Brasil.
A solução era preencher um formulário em papel (fornecido no site) e enviado de alguma forma (fax ou e-mail) para a Apple.

Hoje que existe AppleStore online no Brasil, o procedimento ainda é o mesmo (formulário/papel) ou pode-se cadastrar pelo site da Apple?

2 - Recebimento dos pagamentos/transferências mensais da Apple:

Li relatos que a Apple faz uma transferência para cada região, o que totalizaria umas 7 transferencias mensais.
Mas também vi que outras pessoas relataram o contrário, que vem apenas uma transferência englobando todas as regiões. Como isso funciona de fato?

3 - Taxas e impostos sobre os recebimentos:

Que taxas são aplicadas em média pelos bancos sobre os valores recebidos? Alguém comentou que o Citibank não cobra taxas sobre os recebimentos. Isso procede? Consultei um banco sobre o assunto e para meu espanto seriam cobradas as seguintes taxas: comissão: 1% variando entre USD 20,00 a 100,00; teletransmissão: USD 16,00; despesas externas: USD 100,00; IOF. Ou seja, para cada recebimento eu teria que pagar pelo menos 136,00 dólares. Isso é um absurdo :shock: principalmente se de fato for uma transferência de cada região.

Sobre impostos, algumas pessoas mencionaram que temos que pagar 30% de impostos para os Estados Unidos sobre o valor recebido. Outras pessoas dizem que o Brasil tem um acordo com os Estados Unidos e então não seria preciso pagar esse imposto. Afinal, devemos descontar os 30% de imposto?

Outro imposto seria o imposto de renda, pelo que entendi basta usar o Carnê Leão. Alguém comentou que na Declaração Anual de I.R. deve-se informar o recebimento em moeda estrangeira, mas não tem como informar o país, o que fatalmente levaria a sua declaração a cair na malha fina. É isso mesmo?

Obrigado,
Erich.
erichcl
Membro
Membro

Data de registro: 01 Nov 2010 12:51

Pontos de agradecimentos:

0

Modelo: iPhone 4 16Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.3.1
Operadora: TIM
Sistema Operacional: Mac OSX Snow Leopard

Google

Re: iOS Developer Program - Cadastramento, Recebimentos e Taxas

Mensagempor buzios » 14 Dez 2010 20:37

1- O cadastro voce faz online porem o pagamento dos US$ 99.00 voce faz via fax (pelo menos foi assim em agosto deste ano)

2 - Ate meados deste ano a Apple enviava 7 OP separadas (minimo de US$ 250.00 por regiao)
Nos ultimos meses ela passou a juntar tudo e enviar uma OP somente.
A Apple faz o cambio das 7 regioes para a moeda de recebimento que voce designar.

3 - Voce não tem que pagar nenhum imposto nos EUA.
A Apple fica com 30% das vendas para ela.
Cabe a voce pagar carnet leão.
Aplicações para iPhone: http://www.ttrix.com
buzios
Contribuidor
Contribuidor

Data de registro: 02 Nov 2007 10:44

96

Mensagempor erichcl » 14 Dez 2010 23:17

Muito obrigado pelas informações buzios!

Sobre as taxas bancárias você (ou alguém) tem algum conhecimento? (pergunta nro. 3)
Se eu for receber as OP pelo meu banco atual, terei que desembolsar pelo menos USD 136,00. Isso dá mais de 240 reais.
As taxas que estão sendo cobradas pelos bancos no Brasil estão nessa faixa mesmo?
erichcl
Membro
Membro

0

Mensagempor buzios » 15 Dez 2010 12:10

erichcl escreveu:Muito obrigado pelas informações buzios!

Sobre as taxas bancárias você (ou alguém) tem algum conhecimento? (pergunta nro. 3)
Se eu for receber as OP pelo meu banco atual, terei que desembolsar pelo menos USD 136,00. Isso dá mais de 240 reais.
As taxas que estão sendo cobradas pelos bancos no Brasil estão nessa faixa mesmo?

Eu recebo no Citibank.
O Citibank não cobra taxas explicitas porem pode ser que eles "imbutam" as taxas fazendo um cambio desfavoravel.
Aplicações para iPhone: http://www.ttrix.com
buzios
Contribuidor
Contribuidor

Data de registro: 02 Nov 2007 10:44

96

Mensagempor DarthVulcanus » 18 Dez 2010 22:36

E caso eu seja pessoa jurídica, que tipos de impostos tenho que pagar?

Obrigado!
DarthVulcanus
Novato
Novato

Data de registro: 01 Mai 2008 18:37

0

Google

Mensagempor LHBueno » 04 Jan 2011 14:33

Acabo de me cadastrar na Apple para Recebimento de vendas de Apps e como optei por receber em BRL fui contactado a "pedido" da Apple pelo Banco Paulista Onde o mesmo esta me pedindo varios documentos para preparar o cadastro do cambio. Alguem ja trabalhou com o banco Paulista? O procedimento e este mesmo?
LHBueno
Membro
Membro

Data de registro: 06 Fev 2009 08:36

0

Mensagempor hadesq2 » 04 Jan 2011 14:50

LHBueno escreveu:Acabo de me cadastrar na Apple para Recebimento de vendas de Apps e como optei por receber em BRL fui contactado a "pedido" da Apple pelo Banco Paulista Onde o mesmo esta me pedindo varios documentos para preparar o cadastro do cambio. Alguem ja trabalhou com o banco Paulista? O procedimento e este mesmo?

Eu já recebi esse email tb do Banco Paulista, mas não faço por eles não, eu faço pelo meu próprio banco Itau.
hadesq2
Moderador
Moderador

Data de registro: 26 Nov 2007 17:18

74

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Firmware: 4.1
Bootloader: 3.9
Operadora: OI
Sistema Operacional: SnowLeopard 10.6.x

Mensagempor LHBueno » 05 Jan 2011 21:44

O cadastro do Câmbio no Banco Itaú foi fácil?
Consegue me dizer que informações necessito passar para o Banco Itaú ou Caixa Federal para que eles possam fazer o cadastramento da minha conta para receber da Apple. Enquanto não resolvo isso não consigo colocar apps à venda na Apple, a não ser app free. Não tenho nenhuma informação da Apple sobre isso a não ser o contato do intermediário do Banco Paulista.

Obrigado pelas informações.
LHBueno
Membro
Membro

Data de registro: 06 Fev 2009 08:36

0

Mensagempor Fuser » 12 Jan 2011 11:36

LHBueno escreveu:O cadastro do Câmbio no Banco Itaú foi fácil?
Consegue me dizer que informações necessito passar para o Banco Itaú ou Caixa Federal para que eles possam fazer o cadastramento da minha conta para receber da Apple. Enquanto não resolvo isso não consigo colocar apps à venda na Apple, a não ser app free. Não tenho nenhuma informação da Apple sobre isso a não ser o contato do intermediário do Banco Paulista.

Também tenho interesse em saber isso.

Aliás, é realmente difícil encontrar informações p/ brasileiros sobre todo esse processo burocrático de cadastro p/ vender na Apple Store.
Fuser
Membro
Membro

Data de registro: 03 Abr 2010 15:57

0

Mensagempor erichcl » 12 Jan 2011 16:33

Fuser escreveu:
LHBueno escreveu:O cadastro do Câmbio no Banco Itaú foi fácil?

Também tenho interesse em saber isso.

Aliás, é realmente difícil encontrar informações p/ brasileiros sobre todo esse processo burocrático de cadastro p/ vender na Apple Store.

É verdade Fuser, foi exatamente por isso que abri esse tópico.
Ainda não pude prosseguir com o cadastramento no iOS Dev Program, mas assim que eu reiniciar o processo de cadastro irei compartilhar aqui minhas dúvidas e "descobertas". Boa sorte a todos. Erich.
erichcl
Membro
Membro

0

Próximo