-

Comércio no Fórum só nos [Classificados] DENUNCIE

Opiniões, músicas, vídeos e outros assuntos

Comércio no Fórum só nos [Classificados] DENUNCIE

Mensagempor ddbddbddb » 19 Set 2009 22:43

Me chamou a atenção a existência de alguns posts relatando assédio de vendedores/prestadores de serviços técnicos para iphone em vários Tópicos. O que tem acontecido é que ao ler um post de um usuário relatando problemas com seus iphones, um post surge com uma oferta de auxílio, aparentemente voluntário. E quando o contato é estabelecido, o "bom samaritano" revela que sua ajuda é remunerada.

Este tipo de fato é lamentável, de difícil controle e virtualmente impossível de coibir, principalmente porque o post em si com a oferta de ajuda dificilmente caracteriza qualquer violação de conduta das regras do Fórum. Existem usuários que desinteressadamente oferecem seus contatos pessoais para oferecer auxilio àqueles que necessitam. E existem também aqueles vêem esta concentração de pessoas com problemas como um mercado lucrativo em potencial.

Eu acredito que a existência deste Fórum tem como objetivo a troca de idéias, experiências, problemas e soluções entre os usuários do iPhone. Acredito também que esta ajuda é pressupostamente voluntária, gratuita e partindo do senso de comunidade e solidariedade entre os usuários. Exatamente por este motivo que tento dedicar parte de meu tempo, se não diariamente, ao menos semanalmente para ajudar a quem precise, de maneira clara - e às vezes demasiadamente extensa, reconheço - a usuários novos, que enfrentam seus primeiros problemas com o iphone.

Sou a favor da iniciativa privada, do livre comércio e tudo mais que tem alavancado o progresso do mundo ocidental. Mas me incomoda muito ver usuários predando sobre o desespero alheio, de pessoas que se registram no forum em busca de ajuda. Para mim, pessoalmente, isso se assemelha a uma pessoa vendendo indulgências às portas da igreja.

Não acho isso justo com os usuários novos, nos quais pode se criar uma impressão errada de que estamos aqui para extorquir dinheiro das pessoas. Não acho isso justo com o Fórum, que não cobra nada de nenhum associado, que luta para se manter no ar por meio de patrocínios, e que depois de tanto tempo conseguiu projeção dentro deste caos de informação que é a Internet. Não acho justo com os outros usuários do fórum, pois ao encontrar a mensagem de alguém voluntariando o MSN para uma ajuda individualizada, estas pessoas podem ter considerado (pelo menos é o meu caso) a pergunta respondida, não dando prosseguimento ao assunto.

Relutei em escrever estas linhas porque no fundo sou uma pessoa que acredita no viva-e-deixe-viver. Mas neste caso, sinto que estaria falhando em contribuir com o crescimento e desenvolvimento deste Fórum. Um Forum de idéias sintetiza de muitas formas um dos traços humanos mais admiráveis - o senso de consideração e solidariedade com o próximo. Detestaria ver a proliferação destes posts, provavelmente gerados por Ctrl+C, Ctrl+V que simplesmente não passam de caça-níqueis se aproveitando do desespero ou necessidade alheia.

Creio que estes serviços podem sim ser oferecidos no Forum, mas não desta forma, como um vendedor de yakult que bate de porta em porta. Existe uma seção para o comércio no Fórum, e existem regulamentações para seguir. Longe de querer ensinar o padre-nosso ao vigário, mas conforme consta no Artigo 1 das Regras do Forum, "O comércio dentro do fórum só é liberado dentro da seção destinada ao assunto, qualquer post ou tópico anunciando algo que não esteja na área de classificados será excluído sem aviso prévio."

Para finalizar, gostaria de frizar que se escrevo esta mensagem é com o intuito de ajudar. Não tenho nada pessoal contra o fato, e nem creio que haja má fé envolvida. Porém, ainda creio que se a Pessoa 1 usa uma lista de possíveis clientes pertencente à Pessoa 2, a primeira deve tributos a ela, seja em comissão, seja em reconhecimento.

Tenho a honra de compartilhar esta mensagem que enviei há alguns dias atrás via MP à direção do iphonemod. Uma de minhas principais preocupações em ajudar no desenvolvimento deste fórum seria coibir tal forma de assédio comercial. E agora, como moderador, tenho a oportunidade única de fazê-lo de forma ativa.

Se alguem portanto oferecer o que inicialmente se passa por uma oferta voluntária de ajuda, e depois os assediar direta ou indiretamente, tentando vender serviços de jailbreak, desbloqueio, serviços em geral, por favor me enviem uma MP com uma descrição completa do ocorrido. O fórum é extenso, e se torna um trabalho hercúleo observar todos os posts para prevenir esta forma de abuso.

Obrigado a todos pela compreensão!
Dúvidas, problemas e perguntas? Notícias de Jailbreak e Desbloqueio? Posso tentar ajudar. (Sim é de graça)
http://twitter.com/ddbddbddb
MSN: e.akira@uol.com.br
ddbddbddb
Moderador
Moderador

Data de registro: 09 Mar 2008 21:08

Pontos de agradecimentos:

925

Google

Retornar para Assuntos Gerais