por nocturnu » 16 Mar 2008 00:32
Camaradas:
Consegui! Fiz o seguinte processo, depois de errar um monte:
1) Abri o Garage Band no meu Mac. Quando se abre o programa, ele pergunta o que vc quer fazer;
2) Escolhi a opção "Criar um novo episódio de Podcast". Dei um nome qualquer pra o arquivo;
3) Abriu uma janela de trabalho do Garage Band, e uma Janela adjunta à direita, onde eu posso selecionar VIDEO, AUDIO, PHOTO. Selecionei AUDIO. Minha Library do iTunes apareceu, dentro da janela;
4) Selecionei a música que queria transformar em Ringtone. Arrastei ela dessa janela lateral para a janela de trabalho do Garage Band. O programa converteu e aceitou a música, transformando-a numa faixa para edição no Garage Band;
5) Muito bem. Com a faixa no Garage Band, eu dei um clique duplo nela. Abriu uma timeline de edição na parte de baixo. Dei um PLAY (apertando a barra de espaço). Deixei a faixa tocar por uns 30 segundos. PAUSEI (apertando novamente a barra de espaço).
6) Sobrou muita música para além desses 30 segundos.
E AQUI ESTÁ O PULO DO GATO NÚMERO 1: Na timeline de baixo, para além de onde o cursor do Garage Band parou (e que está marcando os aproximadamente 30 seg que selecionei), eu ARRASTEI O CURSOR, "PINTEI" O QUE RESTOU DA MÚSICA ATÉ O FIM E APERTEI "MAÇÃ + X". Desta forma eu CORTEI O RESTANTE DA MÚSICA. Só me sobraram os 30 segundos iniciais - o que eu queria transformar em Ringtone;
8) Depois de editar a faixa, fui até SHARE, no menu principal do Garage Band, e selecionei SEND PODCAST TO ITUNES;
9) Rolou uma conversão e a música abriu diretamente no ITunes;
10) Ok. Peguei essa musiquinha e a arrastei DO iTUNES P/ O DESKTOP, que a copiou. Ela apareceu no Desktop como um arquivo "MPEG" (está escrito "MPEG" no próprio ícone da faixa copiada no Desktop);
12) Minimizei o Garage Band - Deixei só o iTunes e o Desktop visíveis;
13) No Desktop, dei um clique no arquivo "MPEG" e depois teclei "Maçã + i" para ver as informações do arquivo;
14) Entre as informações havia um campo editável chamado "NOME E EXTENSÃO". No meu caso se chamava "southofheaven.mp4".
15) Mudei a extensão ".mp4" para ".m4r" (o arquivo passou a se chamar "southofheaven.m4r")
16) Nesse momento, abriu uma janela perguntando se eu tinha certeza que queria mudar a extensão do arquivo, e duas opções: "USAR .mr4" ou "MANTER .mp4". Selecionei "USAR .mr4". No Desktop, o ícone do Arquivo que antes era identificado como "MPEG" mudou para "RING";
17) E AQUI ESTÁ O PULO DO GATO NÚMERO 2!!! (e, Jesus! Como eu penei pra descobrir!!):
Eu dei um duplo clique nesse novo arquivo "RING", no Desktop. A Faixa abriu e começou a tocar no iTunes. Eu a pausei e a APAGUEI DO iTUNES! MANDEI-A PARA O LIXO MESMO!
ISSO FOI MUITO IMPORTANTE!!!
18) Feito isso, fui até o campo RINGTONES, na janela principal do iTunes
19) Fui até ARQUIVO > ADD TO LIBRARY...
20) No Browser, selecionei o Arquivo .m4r no Desktop
21) E O F.D.P. APARECEU COMO RINGTONE, NA LIBRARY DE RINGTONES DO iTUNES!!!
22) Sinquei o iPhone e a faixa apareceu, FUNCIONANDO PERFEITAMENTE, como um CUSTOM RINGTONE!
Repeti esse processo trabalhoso VÁRIAS VEZES, e TODAS DERAM CERTO! Estou com mais de uma dúzia de músicas convertidas em Ringtones!
E digo mais: depois de pegar a manha, esses 22 passos acima passaram a rolar em 3 minutinhos!
Espalhem! Esses Ringtones default do iPhone são, perdoem-me o francês, O CU DO JUDAS!!!
Abs a todos e obrigado pelas dicas!
Dennison
(São Paulo)