-

[SOLUÇÃO] P/erro 3194 ou "this device isn´t elligible" iOS5

Tire suas dúvidas sobre o desbloqueio do iPhone, atualizações e destravamento para aplicativos - o Jailbreak

[SOLUÇÃO] P/erro 3194 ou "this device isn´t elligible" iOS5

Mensagempor ddbddbddb » 05 Nov 2011 08:14

Esta proposta de solução se aplica a quem esteja tentando ATUALIZAR ou RESTAURAR para o iOS 5 oficial, seja usando a opção Update do iTunes ou um restore para firmware oficial.

Notem que o iOS 5 não tem Jailbreak untethered e nem desbloqueio. Portanto se você quer um Jailbreak 100% funcional após reiniciar ou desligar e religar o iPhone; ou se depende de desbloqueio por Ultrasn0w ou Gevey, pense duas, três ou quatro vezes antes de prosseguir

Abre parêntese:

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A REGRA BÁSICA PARA INSTALAÇÃO DO iOS PERMANECE: O USUÁRIO NÃO PODE INSTALAR VERSÃO MENOR QUE A MAIS ATUAL SEM TER SHSH DA VERSÃO SALVO.
SHSH é uma chave criptografada, única por aparelho, única por versão de iOS e a partir do iOS 5, única por operação de restauro. É intransferível e só pode ser gerada pela própria Apple. O SHSH é válido para os iPhones 3G (em versões 4.x. Versões iguais ou menores que 3.1.3 dispensam SHSH), 3Gs, 4, e todos os conseguintes.

Para entender: suponha que você tenha um iPhone 4 na versão 4.1. Por alguma razão você quer atualizar ou reinstalar o iOS.

[/i]Tendo em mente que a versão mais atual hoje é a 5.x, sem o SHSH você NÃO pode:
- Reinstalar o iOS 4.1
- Atualizar para o iOS 4.3.3

[/i]Tendo em mente que a versão mais atual hoje é a 5.x, sem o SHSH você pode:
- Atualizar para o iOS 5.x

[/i]Tendo em mente que a versão mais atual hoje é a 5.x, tendo SOMENTE o SHSH 4.1 você pode:
- Reinstalar o iOS 4.1

[/i]Tendo em mente que a versão mais atual hoje é a 5.x, tendo SOMENTE o SHSH 4.1 você NÃO pode:
- Atualizar para o iOS 4.3.3
O SHSH é necessário mesmo para Firmwares Custom.

Em outras palavras, para cada versão de iOS, é necessário um SHSH próprio da versão.

Portanto se você está obtendo os erros 3194/"this device isn't elligible..." ao tentar restaurar uma versão não atual, veja primeiro se você tem os SHSHs da versão de destino. Se não tiver os SHSHs, não tem como instalar. É simples assim.

Entenda mais aqui

Fecha parêntese.

Os erro 3194 ou "your device isn´t elligible..." ao tentar instalar versão atual ocorrem normalmente porque o arquivo HOSTs de seu micro foi alterado - seja manualmente ou pelo uso do programa TinyUmbrella. Isto pode ter sido feito no passado durante um downgrade ou salvamento de SHSH. Veja abaixo como proceder:

A)Para confirmar que seu HOSTs foi alterado, abra um prompt de comando (No PC, tecla WINDOWS+R. digite cmd [enter].
Imagem
Imagem

No Mac, abra o Terminal). Na tela que abrir, digite ping gs.apple.com [enter]. A tela deverá se preencher com respostas provindas de um IP. Se este IP começar com 74.xxx.xxx.xxx, seu micro não está contatando a Apple, e sim o Cydia. Siga para o passo C)
Se a resposta vier de um IP iniciado em 17.xxx.xxx.xxx, o micro está falando com a Apple, mas não está conseguindo resposta. Siga para o passo B)

Windows pingando Apple - Siga para o passo B)
Imagem

Windows pingando Cydia - Siga para o passo C)
Imagem

B)Desative Firewall e Antivirus de seu micro. Tente novamente. Se o erro persistir, reinicie seu router e o modem. Tente novamente. Se o ero persistir, conecte o micro diretamente no modem (sem usar o router). Tente novamente. Se o erro persistir,troque de conexão internet (por um outro provedor, de preferência) e de micro. (Alternativamente você pode tentar trocar os DNSs de seu router, mas como cada Router tem uma interface diferente, não vou me aprofundar nisso. Aos usuários avançados, tenham em mente que isso é uma alternativa...)

C)Se você fez a alteração de HOSTs manualmente, abra o arquivo e remova todas as linhas contendo gs.apple.com. Salve e reinicie o micro.

Se vc alguma vez usou o tinyumbrella, feche seu antivirus e firewall, inicie o TinyU com privilégios de administrador (windows Vista e 7. XP não precisa. Clique direito no ícone do TinyUmbrella, selecione Executar como Administrador). Vá na aba advanced. DESMARQUE a opção Set Hosts to Cydia. Feche o programa, reinicie o micro. Tente novamente.

Executando o Tinyumbrella como Administrador (Windows Vista e 7)
Imagem

TinyUmbrella, Aba Advanced
Imagem

TinyUmbrella, opção Set Hosts to Cydia
Imagem

Isto retorna a comunicação do iTunes de volta ao estado inicial e deve resolver o problema.

Um abs
Eduardo
Dúvidas, problemas e perguntas? Notícias de Jailbreak e Desbloqueio? Posso tentar ajudar. (Sim é de graça)
http://twitter.com/ddbddbddb
Email: e.akira@uol.com.br
ddbddbddb
Moderador
Moderador

Data de registro: 09 Mar 2008 21:08

Pontos de agradecimentos:

948

Google

Re: [SOLUÇÃO] P/erro 3194 ou "this device isn´t elligible" iOS5

Mensagempor DanRib » 05 Nov 2011 21:58

Fala Edu,

Ótimo tutorial! Bem explicado!

Abração,

Daniel.
Se eu te ajudei, dê um clique na maozinha pra cima!!!
Faça sempre o JAILBREAK e o UNLOCK por conta própria!!!
Quer uma resposta mais rápida? Siga-me no Twitter: http://twitter.com/DanRib
DanRib
Moderador
Moderador

Data de registro: 07 Mar 2008 21:54

415

Modelo: iPhone 4S 16Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 5.0.1
Operadora: VIVO
Sistema Operacional: Mac OS X 10.7.3 Lion

Mensagempor heliomalka » 06 Nov 2011 09:30

Parabéns pelo tutorial! Mas, infelizmente, eu ainda não consegui me livrar do erro.
Não sei se estou fazndo algo errado... tenho um iPhone 4 (brasileiro/desbloqueado), com iOS 4.3.1 e Jailbreak e estou tentando atualizar para o 4.3.3, clicando em "Restaurar" no iTunes, com o "Shift" apertado. Aponto para o arquivo original "iPhone3,1_4.3.3_8J2_Restore" mas sempre dá o erro 3194.

Alguma sugestão?
Obrigado.

-- 06 Nov 2011 10:46 --

Mais uma informação: tentei agora usando o Snowbreeze, criando o IPSW custom (4.3.3) e deu o mesmo erro no iTunes.
Acho que o meu iPhone gostou tanto do 4.3.1 que está fazendo de tudo para não mudar...
heliomalka
Membro
Membro

Data de registro: 01 Nov 2010 21:44

0

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Firmware: 4.3.1
Bootloader: 6.4
Acessórios: Capa Belkin, protetor fosco, suporte de mesa
Sistema Operacional: Windows 7 64bits

Mensagempor DanRib » 06 Nov 2011 14:12

heliomalka escreveu:Parabéns pelo tutorial! Mas, infelizmente, eu ainda não consegui me livrar do erro.
Não sei se estou fazndo algo errado... tenho um iPhone 4 (brasileiro/desbloqueado), com iOS 4.3.1 e Jailbreak e estou tentando atualizar para o 4.3.3, clicando em "Restaurar" no iTunes, com o "Shift" apertado. Aponto para o arquivo original "iPhone3,1_4.3.3_8J2_Restore" mas sempre dá o erro 3194.

Alguma sugestão?
Obrigado.

-- 06 Nov 2011 10:46 --

Mais uma informação: tentei agora usando o Snowbreeze, criando o IPSW custom (4.3.3) e deu o mesmo erro no iTunes.
Acho que o meu iPhone gostou tanto do 4.3.1 que está fazendo de tudo para não mudar...

Olá heliomalka,

Você tem os SHSHs do iOS 4.3.3 salvos? Se tem, está colocando o iPhone em Pwned DFU?

Abraços,

Daniel.
DanRib
Moderador
Moderador

415

Mensagempor heliomalka » 07 Nov 2011 09:36

Oi Daniel,

Eu não tenho o SHSH do 4.3.3, mas eu não preciso manter a BB, pois o aparelho é "brasileiro".
Eu tentei pelo iTunes (apertando shift e direcionando para o IPSW original) e tentei pelo sn0wbreeze-v2.7.3 (criando um IPSW custom).
Quando tentei com o sn0wbreeze-v2.7.3 eu coloquei o iPhone em DFU seguindo as instruções do próprio sn0wbreeze.

O que eu realmente preciso é restaurar o aparelho (apagar tudo) sem que ele vá para o iOS 5, pois preciso do Jailbreak untethered.

Obrigado.
heliomalka
Membro
Membro

0

Google

Mensagempor maxcdr » 07 Nov 2011 19:22

Geralmente, o erro 3194 aparece quando um firmware não certificado pela Apple está sendo usado no iTunes para a restauração de algum aparelho. Para solucioná-lo, nós vamos “transformá-lo” no erro 1013, e depois resolvê-lo de uma vez por todas.

Siga os passos abaixo:
1 – Feche o iTunes
2 – Desconecte o aparelho
3 – Abra o arquivo “hosts” como Administrador (Windows c:\windows\system32\drivers\etc\hosts e no MacOS X geralmente está na pasta /etc/hosts)
4 – Adicione a linha ao final do arquivo

74.208.105.171 gs.apple.com

Salve o arquivo
5 – Reinicie o computador
6 – Conecte o iPhone
7 – Atualize o seu aparelho, até aparecer o erro 1013

Agora a segunda parte da solução do problema.
Erro 1013 no iTunes ao atualizar o iPhone

O procedimento é bem parecido com o anterior:

1 – Feche o iTunes
2 – Desconecte o aparelho
3 – Abra o arquivo “hosts” como Administrador (Windows c:\windows\system32\drivers\etc\hosts e no MacOS X geralmente está na pasta /etc/hosts)
4 – DELETE a ultima linha que foi adicionada anteriormente:

74.208.105.171 gs.apple.com

5 – Reinicie o computador
6 – Conecte o iPhone
Prossiga com a atualização ou restauração do seu aparelho.
Boa Sorte!!!
maxcdr
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 24 Set 2009 22:23

6

Modelo: iPhone 8Gb

Desbloqueio: Hack
Firmware: 3.0.1
Operadora: CTBC
Sistema Operacional: windows

Mensagempor DanRib » 08 Nov 2011 13:53

heliomalka escreveu:Oi Daniel,

Eu não tenho o SHSH do 4.3.3, mas eu não preciso manter a BB, pois o aparelho é "brasileiro".
Eu tentei pelo iTunes (apertando shift e direcionando para o IPSW original) e tentei pelo sn0wbreeze-v2.7.3 (criando um IPSW custom).
Quando tentei com o sn0wbreeze-v2.7.3 eu coloquei o iPhone em DFU seguindo as instruções do próprio sn0wbreeze.

O que eu realmente preciso é restaurar o aparelho (apagar tudo) sem que ele vá para o iOS 5, pois preciso do Jailbreak untethered.

Obrigado.

Olá heliomalka,

Use uma FW custom. Tem um tópico aqui com FW limpinhas.

Use o TinyUmbrella para salvar os SHSHs no seu computador. Com o iPhone conectado abra o TU e clique em "Start TSS", abra o iTunes e com o SHIFT apertado clique em restaurar. Selecione a FW 4.3.3 custom que voce baixou ou criou.

Abraços,

Daniel.

P.S.: Não esqueça de colocar o iPhone em Pwned DFU antes de começar o procedimento. Use o Redsn0w ou o iReb.
DanRib
Moderador
Moderador

415

Mensagempor heliomalka » 10 Nov 2011 08:01

Obrigado, Daniel. Mas ainda não consegui.

Baixei uma FW custom aqui no forum (iPhone3,1_4.3.3_8J2_Custom_Restore.ipsw), coloquei o aparelho em DFU usando o Redsn0w, abri o TU e iniciei o TSS, abri o iTunes, aperte Shift e direcionei para a FW custom mas deu erro desconhecido 2005. Tentei 3 vezes, desde o começo.

Não sei o que acontece...
heliomalka
Membro
Membro

0

Mensagempor MarcilioAlmeida » 11 Nov 2011 21:24

Aqui eu to com esse problema em um iphone 3Gs desbloqueado. To tentando ir pro ios5 e nada... Segui o tutorial mas sempre 3194!!
MarcilioAlmeida
Membro
Membro

Data de registro: 30 Set 2010 15:01

0

Modelo: iPhone 3G 8Gb Preto

Operadora: TIM
Sistema Operacional: Windows 7

Mensagempor G.Faria » 11 Nov 2011 22:16

Só uma pergunta: vc tá em qual iTunes? Tem que ser o [10.4].
Conselho: copie o arquivo iTunes Library (Biblioteca>Musicas>iTunes) pra área de trabalho antes de desinstalar o iTunes 10.5, pra não perder sua organização de biblioteca. Depois de instalado o iTunes antigo, volte com ele pra lugar, substituindo o que será criado.

-- 11 Nov 2011 23:19 --

Digo isso é pq estava com o mesmo problema no i3Gs que eu estava.
'Baixei pro itunes antigo e troquei o host, mandando pra o Cydia. Funcionou na hora.
Gustavo Faria
Gostou da dica? --------------------------------------------------------------------------------> dá joinha!
G.Faria
Membro Master
Membro Master

Data de registro: 14 Jun 2011 22:32

3

Modelo: iPhone 4 16Gb Preto

Firmware: 5.0
Operadora: oi
Acessórios: Capa iSkin
Sistema Operacional: Windows Seven Ultimate