Noooossssaaaaaaa cara, vc acredita que eu já visitei e usei varias vezes os tutoriais do iFixit e sempre pensei que a antena WiFi fosse a antena do cabinho????!!!!!

Justamente pq esses vendedores orelhas sempre se referenciam a antena do celular como se fosse a antena do WiFi...
Putz... então a antena do WiFi é aquela placa metálica!!!! Tá certo que nunca tive problemas com o WiFi... então vamos dar um desconto para mim, pq nunca tinha me aprofundado na troca ou correção do mesmo
A única coisa que me aconteceu foi que depois de desmontar e montar o iPhone eu não limpei as marcar de dedos (oleosidade) justamente dessa placa do WiFi e o sinal do WiFi ficou péssimo!!!! Ai eu limpei a placa e os demais componentes metálicos com limpa vidros 3M e o WiFi voltou a ficar normalizado.
Bom, então mediante essa constatação, então agora acredito que essa porquinha faz uma grande falta e o conector em "U" realmente parece que precisa desse aperto do parafuso com a porquinha....
O curioso é que no seu teste com o alumínio o touch travou!!! Coisa de louco mesmo!!! Vc teria uma provável explicação para isso???
Outra coisa que vc disse, foi que a sua antiga porquinha já estava descolada da placa mãe, certo? Mas que mesmo assim tudo funcionava!
Vc acha então que a porquinha não precisa estar colada com a placa mãe???
Que a placa mãe só funciona como apoio para a porquinha????
Que o que interessa mesmo é o contato do conector em "U" com a placa do WiFi???
E portanto quem faz esse aperto entre eles é o parafusinho + a porquinha???
Mais uma duvida: Como vc conseguia tirar o parafusinho da porquinha, uma vez que ela não estava mais presa na placa mãe e portanto poderia girar em falso???
Boa sorte na quinta lá na sta efigenia, vá também na loja do cara que te indiquei, mesmo ele não te respondendo aqui no forum (ele não entra regularmente por aqui) as recomendações e elogios que fazem para ele aqui no forum são das melhores.