-

Proposta de Aplicativo - Editor de arquivos plist

Aprenda e contribua programando um aplicativo para o iPhone

Proposta de Aplicativo - Editor de arquivos plist

Mensagempor davidreis » 14 Fev 2008 17:20

Pessoal,

Todas as configurações do iPhone ficam em arquivos plist, que são um padrão baseado em XML do MacOS. A principio então é completamente possível alterar as configurações usando um editor de texto no próprio iPhone (por ex. o MobileText)

O problema todo é que opcionamnete os arquivos plist podem estar em um formato binário para economizar espaço. Ai fica impossível editar no proprio iphone. Existe um aplicativo de linha de comando do Erica´s Utilsque concerte de formato binario para texto, mas o procesos inteiro é muito conveniente:

1 - Converter para texto com o plutil na linha de comando
2 - Abrir com o MobileText
3 - Editar o arquivo
4 - Reconverter paar binario.

Estou pensando em fazer um aplicativo editor de plists para o próprio iphone. Alem de automatizar o procedimento acima ele não mostraria uma simples representação de texto do arquivo. Dá pra aproveitar a estrutura do arquivo plist para mostar uma interface melhor paredido com um editor de registro do windows por ex (regedit).

O problema tido é que eu não conheço as bilbioetcas do MacOs do iphone nem a linguagem ObjectiveC e tambem estous em muito tempo pra apreder. Programo bem em C, C++ e outras linguagens;

O que quero então é achar um parceiro pra esse projeto. Eu faria todas as rotinas de leitura e interpretação dos arquivos em ANSI C, enquanto uma outra pessoa faria a interface gráfica. Essa pessoa então linkaria meu código junto com o dele pra fazer o programa completo.

Alguem topa?
davidreis
Membro
Membro

Data de registro: 22 Jan 2008 13:35

Pontos de agradecimentos:

0

Google

Re: Proposta de Aplicativo - Editor de arquivos plist

Mensagempor igorhmm » 18 Fev 2008 12:01

Opa,

Na verdade o que voce quer fazer eh uma versao do OmniOutliner que existe disponível pro Mac ?

Da uma pesquisada na net... se dúvidar já tem algo pronto :D

Abraços
Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.
igorhmm
Membro Senior
Membro Senior

Data de registro: 24 Jan 2008 09:37

16

Mensagempor ralico » 18 Fev 2008 20:49

Olah davidreis!

Acho que a idéia é exatamente como igorhmm descreveu não é mesmo?
Ja procurei bastante na Net mas Infelizmente não encontrei nada parecido para windows. Encontrei um site que converte ".plist" binário para XML mais o site não faz o processo inverso, ou seja não adianta muito... Encontrei um código PHP que parece que faz o que queremos, mas nunca programei em PHP. Tenho experiência em C, C#.NET, VB.NET e Java.

Acho uma boa mesmo desenvolvermos... Sem editar os arquivos ".plist" ficamos de mãos atadas.

Enviei uma msg privada com meu MSN. Vamos colocar a mão na massa.
ralico
Novato
Novato

Data de registro: 08 Fev 2008 18:51

0

Mensagempor spektro » 25 Fev 2008 09:43

Essa é a cara de um .plist padrão:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple Computer//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
<key>CFBundleDevelopmentRegion</key>
<string>English</string>
<key>CFBundleExecutable</key>
<string>ScreenshotController</string>
<key>CFBundleIdentifier</key>
<string>nl.robota.iphone.screenshot</string>
<key>CFBundleInfoDictionaryVersion</key>
<string>6.0</string>
<key>CFBundlePackageType</key>
<string>APPL</string>
<key>CFBundleSignature</key>
<string>????</string>
<key>CFBundleVersion</key>
<string>1.0</string>
</dict>
</plist>

A interface grafica para isso seria muito simples, um monte de celulas de texto em uma tabela tipo preferencias todas podendo ser editáveis.
Pra abrir, modificar e salvar o arquivo, as rotinas em C padrão servem perfeitamente, sendo facilmente implementadas usando-se um ponteiro do tipo FILE e os comandos normais do ANSI C para arquivos.
Legal mesmo seria fazer algo como o mobile finder, onde o cara vai graficamente buscar o plist, e não simplesmente digita o path onde ele imagina que o arquivo está.
A idéia é interessante, mas tem seus pros e contras.

SDS
spektro
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Fev 2008 12:56

124

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.1
Operadora: Claro (Visual VM!!!)
Sistema Operacional: Snow Leopard Mac OS X 10.6.4 / Windows XP

Mensagempor alowez » 26 Fev 2008 23:10

Olá pessoal!
sou programador C/C++ e gostaria de participar deste projeto!

só nao compreendi uma coisa, este projeto é pra rodar no iPhone ou na máquina?
vocês já decidiram em qual IDE será feito este programa para deixar num padrão?!

o que eu posso fazer para colaborar neste projeto?
posso fazer a interface gráfica?

um abraço!
e se eu puder entrar neste projeto eu já começo a fazer a interface grafica do jeito que vcs querem!
Mac Mini Core Duo 1.66GHz, 3Gb Ram,60Gb HD
iPhone 8GB 2.1
Notebook Acer Apire 3000+
Windows XP
alowez
Membro
Membro

Data de registro: 15 Fev 2008 20:41

4

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Branco

Desbloqueio: Hack
Firmware: 3.0
Bootloader: 4.6
Operadora: TIM
Sistema Operacional: Mac OSX 10.5.6

Google

Mensagempor klex » 29 Fev 2008 14:38

Olá galera,
Eu sou programador PHP e achei interessante o projeto e como vi que um amigo falou que poderia ser feito em PHP, que até existia um codigo que parecia que fazia o que queremos, me interessei pelo projeto.

Tipo, se for usar o PHP para fazer a conversão poderia ocorrer de duas formas, ou usariamos um servidor PHP externo, ou seja o usuário teria que ter acesso a internet, o que não seria conveniente. Ou poderiamos usar um emulador PHP para rodar o sistema que fará a conversão, lembrando que existe emulador para fazer isso.

Eu não entendo muito ainda de programação para iPhone, mas já programei em outras linguagens e tenho facilidade em aprender. Vou começar a dar uma estudada, se quiserem a minha ajuda estou aqui.

Obs.: Eu tenho um iPhone =D
klex
Membro
Membro

Data de registro: 01 Fev 2008 22:33

0

Mensagempor Vulture » 29 Fev 2008 22:38

Galera, vi que só tem programador aqui.. bem, eu não sou nada disso, mas acho a idéia de um editor de texto para o Iphone excelente. Também acho que um programa de controle financeiro também seria muito útil, pois os programas que tem no installer nao prestam...
Vulture
Membro
Membro

Data de registro: 08 Fev 2008 12:32

0

Mensagempor zigurate » 28 Mar 2008 21:18

Será q não tem nenhuma API com as funções e variáveis direcionada pro iphone?
Assim daria pra fazer uma interface gráfica padrão iphone

tem umas coisas no google, comecei a ver por iphone api e apareceu bastante coisa

vai aí o a pagina da apple de desenvolvimento pro iphone (vcs ja devem saber, mas de qq modo):

http://developer.apple.com/iphone/

to afim de ver se pego alguma coisa desse object C...

vão tentar fazer esse projeto andar ae

tem q abrir a porteira!!

vlW
zigurate
Membro
Membro

Data de registro: 23 Jan 2008 15:27

0

Modelo: iPhone 3G 8Gb Preto

Firmware: 2.1
Operadora: Vivo
Sistema Operacional: Xp

Mensagempor sandrodesa » 30 Nov 2010 15:14

Galera, achei um tutorial em outro fórum que ensina a editar manualmente as configurações de operadoras. Só que no wordpad como sugere no tuto não dá para entender nada! Como faço para abrir esse arquivo .plist no windows7 ? Meu cel só pega Oi e o sinal fica oscilando! Minha bateria ta indo embora! Abraços, :D
IPhone 3G[s] Black 32Gb IOS4.2.1 Baseband 06.15.00 + Unlock ultrasn0w 1.2 na Oi pré pago - Obrigado.
sandrodesa
Novato
Novato

Data de registro: 01 Set 2010 16:24

0

Modelo: iPhone 3GS 32Gb Preto

Desbloqueio: Nenhum
Firmware: 4.0.2
Operadora: Oi
Acessórios: capa de silicone
Sistema Operacional: Windows 7 Ultimate

Mensagempor buzios » 01 Dez 2010 16:59

sandrodesa escreveu:Galera, achei um tutorial em outro fórum que ensina a editar manualmente as configurações de operadoras. Só que no wordpad como sugere no tuto não dá para entender nada! Como faço para abrir esse arquivo .plist no windows7 ? Meu cel só pega Oi e o sinal fica oscilando! Minha bateria ta indo embora! Abraços, :D

Se voce quer um plist editor para Windows de uma olhada em: http://www.icopybot.com/

Para os interessados em escrever um editor de plist para o iPhone, tanto Carbon [Apple C API] quanto Cocoa [Obj-C API] tem APIs para leitura e escrita de plists em modo binario ou texto. Tem tambem classes para manipulação de arrays e dictionaries que são as estruturas basicas usadas em plists.
Aplicações para iPhone: http://www.ttrix.com
buzios
Contribuidor
Contribuidor

Data de registro: 02 Nov 2007 10:44

96

Próximo

Retornar para Desenvolvimento de Aplicativos