Primeiro tenho que me desculpar com o jamesmac, por não ter agradecido este excelente tutorial.
Escrevi o post acima com um pouco de sono e comi mosca.
Agradeço ao Duty e ao rafaelpascin pelas elucidações.
Aproveito para acrescentar outras informações.
- Não estou tendo problemas com minha localização usando outros programas, mas mesmo assim vou considerar instalar o SBSettings e o Bossprefs (Duty, vc tbm usa algum desses programas para navegação perfeita?)
- Logo que sai de casa, eu fiquei parado no sinal e o programa me localizou. Só que eu andei e me distanciei muito e ele continuou parado no mesmo lugar. Inclusive parei em outros sinais e ele não corrigiu.
- Eu havia conferido o caminho proposto pelo Sygic e era exatamente o mesmo que eu faria para ir ao cinema.
- Assim que instalei o programa, gastei um tempo fazendo a configuração de avisos e atribuo o aviso atrasado a uma imprecisão na minha localização.
Como o Sygic funciona com os outros e é grátis, acho o programa sensacional e agradeço novamente aos envolvidos na disponibilização.
Mais tarde vou fazer um teste circulando só pela orla para testar novamente a sua precisão.
Depois volto para comentar.
Abs
PS - Achei legal existir a opção de simulação (para os casos em q não existe sinal), na qual vc estipula uma velocidade média e dispara a simulação. O programa vai agindo como se vc estivesse em movimento, dando todas as dicas.

perfeito!