-

Tim e cobrança indevida de sms

Planos, qualidade de serviço e dados EDGE/UMTS/HSDPA das operadoras GSM brasileiras usando o iPhone

Tim e cobrança indevida de sms

Mensagempor gmichels » 26 Nov 2008 10:45

Olá a todos

Possuo um iPhone 3G adquirido na Nova Zelandia e portanto desbloqueado oficialmente pela Apple. Uso meu chip Tim nele sem problemas desde o final de setembro, apesar de meu chip ser antigao (32 kB).

Esse mês veio minha conta e notei que fui cobrado o envio de absurdos 105 sms (absurdos pra minha media). Olhando a lista de sms enviados, nota-se que existem várias mensagens que parecem duplicadas, com diferença de segundos entre uma e outra. Tem casos de 6 mensagens seguidas pro mesmo numero num intervalo de 38 segundos! Fazendo a conta pelos segundos próximos, identifiquei 57 sms que pra mim são duplicados e portanto cobrados indevidamente.

Liguei para a Tim para contestar a conta, porém o super sistema deles só tem a conta 5 dias antes do vencimento, então não pude ainda ver a resposta deles. Mesmo assim, queria saber de vcs se alguém já viu algo parecido acontecer ou se já soube de caso semelhante com iPhone, já que com meu celular antigo (Sony Ericsson) nunca tive problema algum.

Obrigado
gmichels
Membro
Membro

Data de registro: 06 Mar 2008 18:13

Pontos de agradecimentos:

1

Modelo: iPhone 4 32Gb Preto

Desbloqueio: Oficial
Firmware: 4.2.1
Operadora: TIMganaro
Sistema Operacional: OS X 10.6.6

Google

Re: Tim e cobrança indevida de sms

Mensagempor Tesuk » 26 Nov 2008 16:51

Amigo!
Isso parece falha da TIM mesmo, o que você pode fazer é esperar o desenrolar da história, caso a TIM realmente esteja errada e não queira te ressarcir, a única solução é PROCON.
Se te ajudei ou cheguei próximo, Vai ali -> e contribua com um click positivo.
----
Aprendendo para Ajudar
E
Ajudando para Aprender
Tesuk
Membro Senior
Membro Senior

Data de registro: 18 Nov 2008 20:59

9

Modelo: iPhone 4 16Gb Preto

Firmware: 4.3
Operadora: TIM
Sistema Operacional: Windows XP - Linux soon

Mensagempor paludo » 26 Nov 2008 22:04

gmichels,

Talvez, talvez os sms sejam devidos, analise seus sms sob a seguinte otica:
Um SMS padrao tem 160 caracteres, o sonyericsson bloqueia a edicao alem deste numero de caracteres, eu tinha um nokia 9500 que assim como o iphone, nao bloqueia, porem se voce escrever um SMS com 161 caracteres, o sistema ira enviar duas mensagens, uma com o 1º ao 160º caracter, e outra com o caracter que nao conseguiu enquadrar-se na mensagem.
Tem mais um detalhe: este limite de 160 caracteres somente se aplica a mensagens cujo texto nao tem acentuacao, se vc colocar um misero ç (cê cedilha) ou um parenteses, barra, etc, o numero de caracteres diminuira drasticamente, porem ai eu nao sei para quantos, ou se cada caracter especial equivale a "x" caracteres comuns. mas de fato, mensagens com caracteres especiais consomem mais recursos de envio do sistema, e os telefones dividem a mensagem antes de completar a contagem dos 160 caracteres.
assim, dê uma olhada se as mensagens que enviou nao eram muito longas ou se nao tinham muitos caracteres especiais.

Acho que seria muito bom se o iphone tivesse um contador de caracteres, para podermos mensurar se uma mensagem sera enviada em 1, 2 ou x mensagens SMS.

Espero ter lhe ajudado. um abraco
Dell Latitude E4300 13" - Windows 7 x64 Ultimate
Asus Eee PC 900 8,9" - Windows MiniXP
iPad 1 64Gb 3G/Wi-Fi Jailbrokened (Viva o apptrackr.org!)
iPhone 3GS Preto 16 GB 4.3.3 Unlocked/Jailbrokened
Conectividade é tudo
paludo
Expert
Expert

Data de registro: 16 Abr 2008 12:31

60

Modelo: iPhone 3GS 16Gb Preto

Desbloqueio: Hack
Firmware: 4.3
Bootloader: 4.6
Operadora: Oi
Acessórios: Velho e chanchado, todo prejudicado o bicho!
Sistema Operacional: XP / Windows 7 (Se Deus quiser, nunca mais encosto no Vista!! - Sistema de Merda!!!)

Mensagempor gmichels » 26 Nov 2008 23:31

paludo, acho que vc matou a charada, o problema foram os caracteres especiais, como acentos... descobri que o quando se coloca um mísero acento, o núm de caracteres cai de 160 pra algo em torno de 70, então o que houve foram varias mensagens que tiveram que ser enviadas aos pedaços. Entao provavelmente a cobrança ta certa :cry:

Pra testar, instalei o biteSMS (que tem um contador) e realmente quando se poe um acento apenas, a conta de caracteres restantes muda. No meu sony ericsson eu nunca escrevia nada com acentuação, entao não tinha esse problema... mas o iPhone tem auto correcao e poe acento em tudo quanto é canto, entao taí o grande culpado :cry:

Bom, valeu a explicaçao, ainda bem que eu nem cheguei a contestar a conta.
gmichels
Membro
Membro

1

Mensagempor cssussa » 13 Jan 2009 08:33

gmichels escreveu:paludo, acho que vc matou a charada, o problema foram os caracteres especiais, como acentos... descobri que o quando se coloca um mísero acento, o núm de caracteres cai de 160 pra algo em torno de 70, então o que houve foram varias mensagens que tiveram que ser enviadas aos pedaços. Entao provavelmente a cobrança ta certa :cry:

Pra testar, instalei o biteSMS (que tem um contador) e realmente quando se poe um acento apenas, a conta de caracteres restantes muda. No meu sony ericsson eu nunca escrevia nada com acentuação, entao não tinha esse problema... mas o iPhone tem auto correcao e poe acento em tudo quanto é canto, entao taí o grande culpado :cry:

Bom, valeu a explicaçao, ainda bem que eu nem cheguei a contestar a conta.

barbaridadeeeeeeeeeee uahauha meus creditos estava despencando e eu nao estava entendendo auhaua e nem lembrava mais dessas coisa dos acentos... problema resolvido agora uahuahah esse iphone fica corrigindo botando acento nos NÃO enfim auhaha
de tabela me ajudou tbm! uahauh
cssussa
Membro
Membro

Data de registro: 10 Jan 2009 07:01

0

Google

Mensagempor DiegoSouza » 06 Jan 2010 13:35

Oi Pessoal,

Sei que o tópico é antigo, mas foi de muita valia pra mim. Também achei que eu estava sendo cobrado indevidamente quando recebi minha conta. Uma quantidade absurda de SMS que nem teria como ter enviado.

Pois bem pesquisando descobri que ao usar caracteres especiais tais como á, à, é, ç, $, ã, õ, etc, as mensagens passam para um limite inferior aos comuns 160 caracteres para apenas 70 caracteres fazendo com que o iPhone divida a mensagem em várias partes para poder ser enviada.

Infelizmente não somos avisados disso e como nosso querido telefone faz correções gramaticais automaticamente, passamos a ser cobrados a mais por cada SMS enviada.

Uma solução que encontrei foi desativar a Correção Automática (Ajustes > Geral > Teclado > Correção Automática). Se você desabilitar, o iPhone não corrigirá mais seus textos e nem ficará colocando acentos nas palavras. Assim, vc passa a poder utilizar os 160 caracteres usuais do SMS.

Fontes:
http://www.smsmac.com/help/discover/about-sms/gsm7bit/
http://en.wikipedia.org/wiki/SMS
DiegoSouza
Membro
Membro

Data de registro: 28 Set 2009 23:14

1

Modelo: iPhone 3GS 32Gb Branco

Desbloqueio: Nenhum
Firmware: 3.1.2
Sistema Operacional: Windows Vista Home Premium

Mensagempor leonardopolly » 01 Jun 2010 19:20

Galera tem uma boa solução para isso, sem ser desativando a autocorreção...
Baixem pelo Cydia o "BiteSMS" e habilitem a opção "accents/diacritics".
leonardopolly
Membro
Membro

Data de registro: 14 Nov 2009 22:47

0

Modelo: iPhone 3GS 32Gb Preto

Firmware: 3.1.2
Operadora: Claro
Sistema Operacional: Windows 7

Mensagempor crocodigo » 08 Fev 2011 16:50

Vejam só, hoje, 8/2/2011, este tópico ainda é útil. Eu achava estranho que o contador de msgs limitava em 70 caracteres. Agora descobri que coincidia deu sempre consultar o contador após já ter inserido algum caractere especial, pois eu sou meio metódico e gosto de escrever sms certinho.

Entrei no google pra pesquisar sobre esse "bug" e caí neste tópico. Então comecei um sms sem caracteres especiais e percebi que o contador mostrava um limite de 160 caracteres. Assim que eu inseria um acento sequer, o limite caía pra 70.

Resumindo: Agora desencanei de escrever sms certinho, rsrs.

Valeu.
crocodigo
Novato
Novato

Data de registro: 08 Fev 2011 16:28

0

Modelo: iPhone 3G 8Gb Preto

Operadora: tim 9.0

Mensagempor HVendruscolo » 09 Fev 2011 17:12

OOloco, coloquei mais um na lista dos que estavam preocupados com as contas de mensagens... HEHEIHuiE
HVendruscolo
Membro
Membro

Data de registro: 02 Nov 2010 09:12

0

Modelo: iPhone 4 16Gb Preto

Firmware: 4.1
Sistema Operacional: WIN XP

Mensagempor gmichels » 17 Fev 2011 11:58

Pois é galera, o tempo passa e o problema continua. Quando era cliente TIM o app de SMS nativo do iPhone nem tinha contador, então fui obrigado a procurar no jailbreak uma solução.

Só que em 2009 fiz a portabilidade pra Vivo e olhem só que surpresa... na Vivo eu posso escrever com acentos que o número de caracteres maximo continua em 160! Que coisa estranha, será que era algo no próprio iPhone? Nada disso... agora em 2011 voltei pra TIM (problemas administrativos com a Vivo), vou escrever um SMS com acento e tá lá, maximo de caracteres cai pra 70. Agora por que diabos na Vivo quando escrevo com acentos o limite não se altera, e na TIM se altera???? Só consigo pensar no motivo $$$ pra pegar os desavisados e contabilizar mais SMS, que convenhamos, é relativamente caro hoje em dia.

Vou abrir protocolo na Anatel, mostrando que a simples troca de chip da operadora faz com que o comportamento seja diferente e exigir que eles deem um jeito nessa frescura. Uma coisa eu aprendi, abrir protocolo na Anatel é 1 milhão de vezes mais eficiente do que ficar se estressando com pessoas desqualificadas de atendimento, seja de qualquer operadora (mas primeiro você precisa tentar resolver com a operadora, ou seja, conseguir um protocolo deles).
gmichels
Membro
Membro

1

Retornar para Operadoras GSM