Como voltei a cena, gostaria de dividir o que estou sabendo com a comunidade local.
1-Tem diversos reports de gente conseguindo usar com SIM pigbacks (tipo X-SIm, i-smartsim, turboSIM). Etc. Testes concretos, inclusive alguns feitos por mim, mostram que ate o momento, estas solucoes sao, no melhor caso, de comportamento erratico. Isto por que existe um carater nao deterministico no processo de autenticacao com a rede no firmware do baseband do iPhone. Pode funcionar em um caso, em uma celula, pode deixar de funcionar de repente, pode deixar de funcionar quando se troca de celula. Ainda nao existe confirmacao de uso de dados e da rede 3G. Afinal, a unica vantagem do 3G e' o 3G, pois o A-GPS sucks (assisted GPS) sucks: testei nos EUA na semana passada no meu 3G e e' tao ruim quanto no 2G somente com a triangulacao das torres.
2-O pessoal no Vietnam ja fez o dump via hardware do bootloader (o mesmo pessoal que fez o dump do 5.6 e que permitiu os unlocks que temos hoje no 2G). As noticias nao sao boas: agora a parte interativa do bootloader, que permite alterar o baseband e o bootloader estao fora do bootloader e foram movidas para o mesmo arquivo que contem o baseband (os FLS e EEP). Isto significa que o bootloader agora somente faz a carga do interactive mode que deve ser assinado. Como os exploits eram no interactive mode, e agora este tem de ser assinado..... fica mais dificil de fazer. E se achar um exploit, a Apple facilmente fecha a porta no proximo firmware..... O gato ta ficando mais feroz....
3-O problema nao e' saber como fazer o patch do baseband, mas sim como gravar o baseband modificado. Na verdade este sempre foi o grande problema. Depois que se entendeu bem o baseband, e se passou o susto do primeiro unlock que alterava a seczone, todos foram feitos com *certa* facilidade, pelo menos a parte de achar o local do patch no baseband. O dificil sempre foi achar o exploit no bootloader para permitir regravar o baseband.
Ou seja, o cenario nao e' muito bom, porem nao e' desesperador. Tem muita coisa para ser feita e achar algo que permita gravar. Pena que provavelmente sera apenas para este firmware. No novo, nova batalha certamente...... e cada vez vai ficar mais dificil....
Porem, e' bom lembrar que na epoca do 1.1.2 e do 1.1.3 tambem foi aventado que ficaria cada vez mais dificil. o 1.1.4 foi facil e no final o BL do iPhone Rev 1 (aka 2G) foi "dominado". Pode ser que aconteca o mesmo com o 3G..... so o tempo dira'.
E' tudo uma questao de apostar..... comprar um 3G e esperar. Eu ja tenho o meu.