danielvillar escreveu:E quanto a imposto e taxas bancárias? Faz alguma diferença se registrar como empresa ou indivíduo? Algum deles é mais barato?
Também tenho uma empresa aberta e estou na dúvida do que é melhor. Minha maior preocupação é a Receita Federal.
Daniel:
Não trabalho com desenvolvimento. Presto serviços de projetos arquitetonicos para uma empresa americana, e posso lhe dizer algumas coisas que TALVEZ se apliquem:
De inicio posso dizer que impostos do governo brasileiro sobre autônomo é uma facada muito maior que sobre uma empresa. Autonomo é cerca de 22 a 27%. Empresa vai de 9 a 17%. A minha categoria é de 9%, (arredondando) porque exportação de serviços é isento de vários impostos.
Uma outra coisa, um colega que está trabalhando já com a appstore me disse que abrir conta no Citibank facilita bastante a burocracia na parte do recebimento.
Meus recebimentos faço por outro banco. Normalmente o fechamento do cambio eu consigo fazer por telefone mesmo, com credito para o mesmo dia. A taxa de cambio é meio ruim - cerca de 10% menor que a oficial - mas é muito prático. Quanto à taxa bancária, costuma ser fixa por operação de câmbio, não importando o valor. No meu banco é de cerca de 80,00.
Melhor coisa é verificar com um contador. Mas um contador de verdade, não um daqueles velhinhos com pasta 007 embaixo do braço e que só usa microcomputador quando vai sacar dinheiro no caixa eletrônico...