Pode ser que esta postagem já esteja desatualizada, mas gostaria de deixar aqui meu testemunho quanto às inúmeras utilidades deste pequeno canivete suiço chamado Airport Express. Tenho apenas um que não sai da minha mala. Uso para resolver várias situações:
1. Em viagem: Ligo o canivetinho na tomada e o cabo na rede do hotel e pronto! Wi-Fi no quarto. Tanto serve para o iphone quanto para meu MacBook Air que não tem entrada p/ rede ethernet. (importante - tenha no seu cinto de utilidades tb um cabo azul de rede para fazer o jump, pois alguns hotéis cobram pelo uso da net justamente quando vc pede o cabo. Se não pedir, eles não cobram e nem ficam sabendo que vc está ligado)
2. Em festa: Ligo o canivetinho na tomada de energia e a saída dele na entrada auxiliar do aparelho de som (precisa de cabo custa 10 real). Assim, do itunes de qualquer pc/mac com wi-fi podemos nos tornar o DJ.
3. Na casa da sogra: ela só tem speedy c/ PC à cabo. Tiro o cabo do PC, passo pro Airport Express e tenho rede na casa da sogra pro meu mac e iphone.
Todas as aplicações acima não precisam de reconfiguração do AE
4. Outra possibilidade dele é poder montar uma nova rede à partir de uma rede ethernet existente. Basta configurá-lo através do Airport Utility.
Tudo isso pode ser feito via PC com instalação do Airport Utility versão PC.
Espero ter contribuído para o sucesso da Apple ...